Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33131
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorEUZÉBIO, ELIANE DA SILVA CRUZ-
dc.date.accessioned2025-01-21T10:30:06Z-
dc.date.available2025-01-21T10:30:06Z-
dc.date.issued2024-04-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33131-
dc.description.abstractThe main objective of this work is to analyze and understand which concepts permeate the teaching of the Portuguese language and the teaching of writing in the textbook Se liga nas languages, from the 3rd year of high school. To achieve this general objective, we list the specific objectives: Analyze what the concepts of language and teaching are; identify what the conceptions of writing are; check how documents guide the teaching of writing; to find out what the perspective of teaching writing is based on the textual production proposals of the textbook Se liga nas languages. The theoretical framework that guides our work is based on Geraldi (1997), Antunes (2003; 2005), Marcuschi (2008), Koch (1997; 2003), Travaglia (1996), Bakhtin (1953; 1995), Bakhtin/Volochínov (2006), Koch and Elias, (2010), Possenti (2008), Soares (2009), Kleiman (2005). The methodological approach of the research is qualitative and the procedures are the bibliographical review of the literature and documentary research that consists of the selection and analysis of the LD. The pedagogical approaches present in the teaching material will be analyzed, specifically the proposals for textual production, as well as possible alignments with the theories found in the bibliographic review. At the end of the research, we concluded that teaching writing based on an interactionist perspective, which considers the context of use, the subjects involved and the social practices of interaction, is what will bring significant and positive results. In relation to the textbook, we were able to notice that the publishers and authors responsible for creating this teaching material were strongly influenced by socio-interactionist studies that conceive language teaching from an interactional perspective.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2025-01-21T10:30:06Z No. of bitstreams: 1 Eliane da Silva Cruz Euzébio_EUZÉBIO, Eliane da silva Cruz (2024) O ensino da escrita nas aulas de língua portuguesa.pdf: 1681480 bytes, checksum: 168e3d8589068b638358447a548abd8c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-21T10:30:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Eliane da Silva Cruz Euzébio_EUZÉBIO, Eliane da silva Cruz (2024) O ensino da escrita nas aulas de língua portuguesa.pdf: 1681480 bytes, checksum: 168e3d8589068b638358447a548abd8c (MD5) Previous issue date: 2024-04-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino da Escrita; Práticas Sociais de Escrita; Interação; Produção Textual em Livro Didático.pt_BR
dc.titleO ENSINO DA ESCRITA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: uma análise do livro didático Se liga nas linguagens, do 3º ano do ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Esvael, Eliana Vasconcelos da Silva-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como principal objetivo analisar e compreender quais concepções permeiam o ensino de língua portuguesa e o ensino da escrita no livro didático Se liga nas linguagens, do 3º ano do ensino médio. Para alcançar este objetivo geral elencamos os objetivos específicos: Analisar quais são as concepções de língua e ensino; identificar quais são as conceções de escrita; verificar como os documentos orientam o ensino da escrita; averiguar qual a perspectiva de ensino da escrita está pautada nas propostas de produção textual do livro didático Se liga nas linguagens. O referencial teórico que direciona nosso trabalho baseia-se em Geraldi (1997), Antunes (2003; 2005), Marcuschi (2008), Koch (1997; 2003), Travaglia (1996), Bakhtin (1953;1995), Bakhtin/Volochínov (2006), Koch e Elias, (2010), Possenti (2008), Soares (2009), Kleiman (2005). A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa e os procedimentos são a revisão bibliográfica da literatura e a pesquisa documental que consiste na seleção e análise do LD. Serão analisadas as abordagens pedagógicas presente no material didático, especificamente as propostas de produção textual, bem como possíveis alinhamentos com as teorias encontradas na revisão bibliográfica. Ao final da pesquisa concluímos que o ensino da escrita pautado na perspectiva interacionista, que considera o contexto de uso, os sujeitos envolvidos e as práticas sociais de interação, é o que trará resultados significativos e positivo. Em relação ao livro didático pudemos notar que as editoras e os autores responsáveis pela confecção desse material didático foram fortemente influenciados pelos estudos sociointeracionistas que concebem o ensino da língua a partir de um víeis interacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.