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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33135
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDUARTE, JOÃO VICTOR SILVA-
dc.date.accessioned2025-01-21T10:39:18Z-
dc.date.available2025-01-21T10:39:18Z-
dc.date.issued2024-04-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33135-
dc.description.abstractThis study observes, analyzes, and describes anti-racist practices in promoting access to Brazilian Black literature, as well as the impacts of undergraduate students' relationship with the Extension Project "Palavra-Corpo: Literature as a strategy to confront violence against women" (UFPB). Under the theoretical-methodological support of Gil (2002), this research is documentary-qualitative, aligned with intellectuals such as Paulo Freire (2013) for pursuing emancipatory education; Sandra Haydée Petit (2015) guiding us under the light of the African worldview; hooks (2020) advocating for transformative education through affection; Rufino (2021) supporting us in decolonizing knowledge. We address identity formation throughout the project activities in 2021, linked to the UFPB IN YOUR MUNICIPALITY program (PROEX), from the Federal University of Paraíba, with high school students from the Francisco Leocádio Ribeiro Coutinho State School, located in Santa Rita, Paraíba. We fulfill the implementation of Law 10.639/03. It presents documents produced by the project in 2021. In conclusion, it presents undergraduates appropriating a formation that enables transforming the school space and emancipating students. In this sense, it is crucial to highlight Laws 10.639/03 and 11.645/08 in teacher training, considering African and Indigenous worldviews in teaching-learning pedagogical practices for the construction of a decolonial society.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2025-01-21T10:39:18Z No. of bitstreams: 1 João Victor Silva Duarte_DUARTE, João (2024) O impacto do projeto Palavra-Corpo.pdf: 10097350 bytes, checksum: 0a6e35e1e2a09fb47d89d8ab44d60a3e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-21T10:39:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 João Victor Silva Duarte_DUARTE, João (2024) O impacto do projeto Palavra-Corpo.pdf: 10097350 bytes, checksum: 0a6e35e1e2a09fb47d89d8ab44d60a3e (MD5) Previous issue date: 2024-04-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLiteratura de autoria negra; Educação afro-brasileira; Projeto de Extensão Palavra-Corpo; Pretagogia; Antirracismopt_BR
dc.titleO impacto do projeto Palavra-Corpo na construção identitária de estudantes negros/as do curso de Letras da UFPB: relato de uma experiência extensionistapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Franciane Conceição da-
dc.description.resumoO presente trabalho observa, analisa e descreve práticas antirracistas na promoção do acesso à literatura negra brasileira, bem como os impactos da relação dos(as) estudantes de graduação com o Projeto de Extensão “Palavra-Corpo: a Literatura como estratégia de enfrentamento à violência contra a mulher" (UFPB). Sob o suporte teórico-metodológico de Gil (2002) esta pesquisa é de cunho documental-qualitativa, alinhado com intelectuais como: Paulo Freire (2013), para trilhar uma educação emancipatória; Sandra Haydée Petit (2015), nos guia sob à luz da cosmovisão africana; hooks (2020) a partir de uma educação transformadora pelo afeto; Rufino (2021) nos ampara para descolonizar os saberes. Com isso, trabalhamos a formação identitária ao longo das atividades do projeto, no período de 2021, vinculado ao programa UFPB NO SEU MUNICÍPIO (PROEX), da Universidade Federal da Paraíba, com os(as) estudantes do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Leocádio Ribeiro Coutinho, situada no município de Santa Rita, na Paraíba. Cumprimos a aplicação da Lei 10.639/03. Expõe documentos produzidos pelo projeto em 2021. Em resolução, apresenta-se graduandos(as) apropriados(as) de uma formação que permite transformar o espaço escolar e emancipar alunos(as). Nesse sentido, é crucial dar destaque às Leis 10.639/03 e 11.645/08 na formação de professores/as, considerando as cosmovisões africanas e indígenas nas práticas pedagógicas de ensino-aprendizagem para a construção de uma sociedade decolonial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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