Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33138
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | LUCENA, LAURA MARIA DIAS SIRINO DE | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-21T10:48:10Z | - |
dc.date.available | 2025-01-21T10:48:10Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-26 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33138 | - |
dc.description.abstract | This paper sought to analyze the treatment given to linguistic and textual phenomena, as a teaching object, in the axis of linguistic analysis, in the 6th and 9th grade stages of Elementary School II - Final Years, present in the curriculum proposal of the National Common Curriculum Base (BNCC). In order to think about the language teaching process in general and the discussion about linguistic analysis in basic education in particular, the work is based on Geraldi (2011), Mendonça (2006), Vieira (2017, 2018), Antunes (2003), Faraco (2017), Possenti (1996) and Travaglia (2008). Based on the documentary analysis and the descriptive and interpretive type of research, the analysis of the corpus of the BNCC included the categories fields of action, objects of knowledge and skills of linguistic analysis for the 6th and 9th grades, separately, and for the 6th to 9th grades, these were articulated and based on the chosen analysis criteria, namely the concept of text, the relationship between text and other levels of analysis, the relationship between linguistic/grammatical phenomena and the text and, finally, the text and interaction. Finally, the results showed that, in the proposal put forward by the BNCC for the linguistic analysis axis, referring to the 6th and/or 9th grade levels, the text is most often used as a teaching object to guide the approach to certain linguistic phenomena as a function of the text, to recognize the textual arrangement of textual types and genres and to disseminate the interactional dimension of texts. When explaining linguistic phenomena of a more structural nature, the text is mentioned merely as a tool and the linguistic phenomena in question are approached in a mechanical way. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2025-01-21T10:48:10Z No. of bitstreams: 1 Laura Maria Dias Sirino de Lucena_LUCENA, Laura (2024) A centralidade no texto em práticas de análise linguística.pdf: 655168 bytes, checksum: 672b956e8539798fa7889473d493b40a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-01-21T10:48:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Laura Maria Dias Sirino de Lucena_LUCENA, Laura (2024) A centralidade no texto em práticas de análise linguística.pdf: 655168 bytes, checksum: 672b956e8539798fa7889473d493b40a (MD5) Previous issue date: 2024-04-26 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | BNCC; Análise linguística; Fenômenos linguísticos; Texto. | pt_BR |
dc.title | A CENTRALIDADE NO TEXTO EM PRÁTICAS DE ANÁLISE LINGUÍSTICA: O QUE A BNCC TEM A DIZER SOBRE ISSO? | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Leonardo Gueiros da | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho buscou analisar o tratamento dispensado aos fenômenos linguísticos e ao texto, enquanto objeto de ensino, no eixo de análise linguística, nas etapas de escolaridade de 6º e 9º ano do Ensino Fundamental II – Anos Finais, presente na proposta curricular da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para pensar no processo de ensino de língua, no geral, e na discussão sobre análise linguística na educação básica, em particular, o trabalho está fundamentado em Geraldi (2011), Mendonça (2006), Vieira (2017, 2018), Antunes (2003), Faraco (2017), Possenti (1996) e Travaglia (2008). A partir da análise documental e do tipo de pesquisa descritiva e interpretativa, a análise do recorte do corpus da BNCC contou com as categorias campos de atuação, objetos de conhecimento e habilidades da análise linguística destinada às séries de 6º e 9º ano, separadamente, e às séries de 6º a 9º ano, de maneira contínua, que foram articuladas e embasadas segundo os critérios de análise escolhidos, a saber, a concepção de texto, a relação entre texto e outros níveis de análise, a relação entre fenômenos linguísticos/gramaticais e o texto e, por fim, o texto e interação. Por fim, os resultados apontaram que, na proposta empreendida pela BNCC para o eixo de análise linguística, referente aos níveis de 6º e/ao 9º ano, a maior parte das vezes, o texto é tomado como objeto de ensino para a orientação da abordagem de certos fenômenos linguísticos em função do texto, para o reconhecimento do arranjo textual dos tipos e gêneros textuais e para a difusão da dimensão interacional dos textos. Já para a explanação de fenômenos linguísticos de natureza mais estrutural, o texto é mencionado meramente como instrumento e os fenômenos linguísticos em questão são abordados de maneira mecânica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Laura Maria Dias Sirino de Lucena_LUCENA, Laura (2024) A centralidade no texto em práticas de análise linguística.pdf | 639,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.