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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3313
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVeras, Lucas Neves-
dc.date.accessioned2017-12-20T13:27:44Z-
dc.date.available2017-11-22-
dc.date.available2017-12-20T13:27:44Z-
dc.date.issued2017-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3313-
dc.description.abstractThe aim of this research is to discuss within the novel The turn of the screw (1898), by Henry James, the language and the symbolism related to the phantasmagoric apparitions throughout the story, as well as to analyze how these aspects are translated into the film adaptation The innocents (1961), by Jack Clayton. The novel revolves around the phantasmagoric apparitions, however, the narrative is built in a way in which there is a variation between what the governess sees and what she supposes the children see. It is well known that, within Gothic literature, the atmosphere created around the situation involves the multiplicity of factors which are described in the setting – light, place, time of the day – for this reason, it is important to take into consideration how these ghosts are characterized not only in terms of language, but also, where and why they appear along the narrative. The study of film adaptation, using this topic as a guide, proposes to discuss how these apparitions were transposed to the cinema, taking into account all the aspects mentioned above. It is important to remember how important language is in The turn of the screw, due to its dense language and ambiguous nature, not making clear who sees, how they see and why they see those ghosts, thus mixing perspectives and points of view.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-20T13:27:44Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) LNV22112017.pdf: 4522594 bytes, checksum: d280523f18f60c5c0778c0054a971240 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectfantasma;pt_BR
dc.subjectGótico;pt_BR
dc.subjectlinguagem;pt_BR
dc.subjectsimbolismo;pt_BR
dc.subjectadaptaçãopt_BR
dc.titleAs aparições fantasmagóricas em the turn of the screw / the innocents: linguagem e simbolismopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Azerêdo, Genilda Alves-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é discutir na novela The turn of the screw (1898), escrita por Henry James, a linguagem e o simbolismo referentes às aparições fantasmagóricas ao longo da história, bem como analisar como esses aspectos são transpostos para a adaptação fílmica The innocents (1961), dirigida por Jack Clayton. A novela gira em torno das aparições fantasmagóricas, porém, a narrativa é construída de modo que há uma oscilação entre o que a governanta vê e aquilo que ela supõe que as crianças veem, para tanto foram utilizados textos a respeito do papel da ambientação na literatura, assim como, textos relacionados ao ponto de vista do narrador. Como sabido, na literatura Gótica, toda a atmosfera criada em torno da situação envolve a multiplicidade dos fatores descritos no espaço – luz, lugar, hora do dia - por isso, é importante levar em consideração como esses fantasmas são caracterizados não somente pela linguagem, mas também como, onde e por que aparecem ao longo da narrativa, considerando esses aspectos da novel, foi necessário consultar textos acerca da caracterização do fantasma, com o intuito de analisar o papel das aparições fantasmagóricas na novela e como são construídos. O estudo da adaptação fílmica, utilizando como norte este tópico, propõe como tais aparições foram transpostas para o cinema, levando em consideração os aspectos elencados anteriormente, e, ao analisar a adaptação fílmica é importante entender todo o processo da construção da linguagem fílmica, para tanto, foram utilizados textos de MARTIN (2003), JULLIER (2009) e EDGAR-HUNT, MARLAD e RAWLE (2013). É importante lembrar o peso que a linguagem possui em The turn of the screw, dada sua natureza densa e ambígua, não deixando claro quem vê, como e por quê vê tais fantasmas, misturando olhares e pontos de vista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

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