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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33143| Tipo: | TCC |
| Título: | Protoesqueletos de Redação do ENEM e suas implicações para o ensino de produção textual |
| Autor(es): | SILVA, MARIA VICTÓRIA OLIVEIRA DA |
| Primeiro Orientador: | Silva, Leonardo Gueiros da |
| Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar os protoesqueletos textuais – modelos préprontos de redações escolares – que circulam e são propagados, especialmente, a partir das plataformas digitais (YouTube, Instagram, TikTok, Twitter/X etc.), voltadas para a preparação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em vista da importância dos elementos que caracterizam o processo de produção textual, utilizamos, como base para discussão e problematização do uso desses modelos prototípicos textuais, os preceitos desenvolvidos e ancorados na Linguística Textual. Posto isso, a partir dos conceitos e postulações concebidos por Marcuschi (2008 e 2012), Koch e Elias (2008), desenvolveremos criticamente a análise dos exemplares de protoesqueletos textuais, coletados nas plataformas virtuais dos influenciadores digitais Luma Dittrich e Felipe Araújo, e salientamos suas implicações no que diz respeito ao processo de ensinoaprendizagem de produção textual. Os resultados mostram que os protoesqueletos textuais apresentam um modelo estanque, limitado e reducionista de produção textual que inviabiliza a reflexão sobre os processos interativos, discursivos e textuais subjacentes à produção de textos. |
| Abstract: | This paper aims to analyze the textual protoskeletons – pre-prepared models of school essays – that circulate and are propagated, especially on digital platforms (YouTube, Instagram, TikTok, Twitter/X etc.), aimed at preparing for the Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Considering the importance of the elements that characterize the textual production process, we will use the precepts developed and anchored in Textual Linguistics as a basis for discussing and problematizing the use of these prototypical textual models. Therefore, based on the concepts and postulations conceived by Marcuschi (2008 and 2012), Koch and Elias (2008), we will critically develop the analysis of the textual protoskeleton examples collected on the virtual platforms of digital influencers Luma Dittrich and Felipe Araújo, and emphasize their implications with regard to the teaching-learning process of textual production. The results show that the textual protoskeletons present a watertight, limited and reductionist model of textual production that makes it impossible to reflect on the interactive, discursive and textual processes underlying the production of texts. |
| Palavras-chave: | Redação; Protoesqueletos; Enem; Linguística Textual |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33143 |
| Data do documento: | 23-Abr-2024 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Maria Victória Oliveiira da Silva_SILVA, Maria (2024) Protoesqueletos de Redação do ENEM.pdf | 911,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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