Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33146
Tipo: | TCC |
Título: | CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA TV: MEDIAÇÃO DE LEITURA EM EMISSORA PÚBLICA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES |
Autor(es): | LIMA, PRISCILLA MARQUES PEREIRA DE |
Primeiro Orientador: | Segabinazi, Daniela Maria |
Segundo Orientador: | Oliveira, Valnikson Viana de |
Resumo: | Práticas ancestrais aliadas aos avanços tecnológicos são um poderoso recurso pedagógico na construção de uma cultura literária na escola. Diante disso, este trabalho tem como objetivo discutir sobre a relevância da produção de material audiovisual com contação de histórias tendo em vista a formação de leitores e o ensino de literatura. Entendemos que a produção de conteúdo educativo deve ser realizada junto a profissionais de educação e para tanto se faz necessário uma formação adequada, com atualização do currículo das licenciaturas de modo a oportunizar um letramento digital adequado à prática docente. Um ensino que oportunize a contemplação artística e o prazer de ler vai de encontro à cultura de massas, que reduz e limita as possibilidades de experiência artística e por isso deve ser fomentado. Desse modo, o papel do professor produtor será preponderante na elaboração de conteúdos e de práticas a serem replicadas nas mídias e meios de comunicação. As emissoras de TV pública educativa são espaços não-formais para a atuação de docentes que podem contribuir para a elaboração de conteúdos educativos. Cientes de que as práticas da oralidade e circulação de textos literários podem contribuir para o desenvolvimento de crianças e jovens e que a produção audiovisual é também o registro da memória de nosso povo e de nossa cultura, relatamos ainda nossa experiência na criação de conteúdo educativo em emissora de tv pública e na plataforma de vídeos YouTube com o programa Conta Aqui da TV Cidade João Pessoa. Ao analisar a influência da contação de história e da mediação de leitura na TV aberta e no ciberespaço, realizamos uma pesquisa bibliográfica, com base nos estudos de autores como: Abramovich (2017), Antunes (2006), Candido (2011), Busatto (2006), Girardello (2014), Zilberman (1988), entre outros. |
Abstract: | Ancestral practices combined with technological advances are a powerful pedagogical resource in building a literary culture at school. Therefore, this work aims to discuss the relevance of producing audiovisual material with storytelling with a view to training readers and teaching literature. We understand that the production of educational content must be carried out together with education professionals and for this purpose, adequate training is necessary, with updating the degree curriculum in order to provide digital literacy suitable for teaching practice. Teaching that provides opportunities for artistic contemplation and the pleasure of reading goes against mass culture, which reduces and limits the possibilities of artistic experience and therefore must be encouraged. In this way, the role of the producer teacher will be preponderant in the creation of content and practices to be replicated in the media and communication media. Public educational TV stations are non-formal spaces for teachers who can contribute to the creation of educational content. Aware that the practice of orality and circulation of literary texts can contribute to the development of children and young people and that audiovisual production is also the record of the memory of our people and our culture, we also report our experience in creating educational content in public TV station and on the video platform YouTube with the program Conta Aqui on TV Cidade João Pessoa. When analyzing the influence of story telling and reading mediation on open TV and in cyberspace, we carried out a bibliographical research, based on studies by authors such as: Abramovich (2017), Antunes (2006), Candido (2011), Busatto (2006), Girardello (2014), Zilberman (1988), among others. |
Palavras-chave: | Literatura infantil; TV educativa; contação de histórias; formação docente; ensino; formação de leitores |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33146 |
Data do documento: | 26-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Priscilla Marques Pereira de Lima_LIMA, Priscilla (2024) Contação de histórias na TV.pdf | 20,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.