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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33163
Tipo: Dissertação
Título: Singularidades na construção da sincronia gestuo-vocal: interações mãe-criança com e sem atraso de linguagem
Autor(es): Cavalcanti, Laíse de Lima Nunes
Primeiro Orientador: Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra
Primeiro Coorientador: Souza, Ana Paula Ramos de
Resumo: O olhar da linguística dedicado à compreensão de como o indivíduo adquire a linguagem e torna-se um ser comunicativo que faz uso de uma linguagem multimodal vem ganhando espaço de forma significativa nos últimos anos de pesquisa em aquisição da linguagem. Este olhar dedicado a este fenômeno foi desenvolvido, entre outras possibilidades epistemológicas, através de um arcabouço interacionista. A nossa pesquisa se propõe a compreender a sincronia gesto-vocal na díade mãe-bebê, entre 3 e 17 meses, em contextos comparando um caso de atraso de linguagem e um de desenvolvimento típico. Destacamos também, através da análise dos dados, a importância do contexto de interação que pode ser um fator de influência durante o processo de aquisição como um todo, neste contexto de interação. Os dados foram extraídos do corpus da UFSM (Profª Ana Paula Ramos) em parceria com o Laboratório de Aquisição da Fala e da Escrita (LAFE/UFPB). O corpus é composto por 12 vídeos longitudinais de duas díades mãe-bebê, entre 3 e 17 meses, em situação clínica com duração de aproximadamente 15 minutos cada. O corpus que compõe este estudo longitudinal provém do projeto de pesquisa “Análise Comparativa do Desenvolvimento de Bebês Prematuros e a Termo e sua Relação com Risco Psíquico: da detecção à intervenção”, este corpus já coletado, transcrito e publicado foi cedido pela coordenadora do projeto para o desenvolvimento deste trabalho. Utilizou-se o Software ELAN (Eudico Linguistic Annotator) para realização das análises dos vídeos feitas com base no Envelope Multimodal proposto por Ávila Nóbrega (2010). No decorrer das análises foi possível observar a presença da linguagem multimodal, os sinais enunciados correspondente à faixa etária observada, a relevância da mãe para o processo de aquisição da linguagem e Atenção Conjunta como lugar privilegiado no processo de aquisição da linguagem, corroborando com a sintonia do diálogo da díade.
Abstract: The linguistic perspective dedicated to understanding how an individual acquires language and becomes a communicative being who uses a multimodal language has been gaining ground significantly in recent years of research into language acquisition. This look dedicated to this phenomenon was developed, among other epistemological possibilities, through an interactionist framework. Our research aims to understand gesture-vocal synchrony in the mother-infant dyad, between 3 and 17 months, in contexts comparing a case of language delay and a case of typical development. We also highlight, through data analysis, the importance of the interaction context, which can be an influencing factor during the acquisition process as a whole, in this interaction context. The data were extracted from the UFSM corpus (Profª Ana Paula Ramos) in partnership with the Speech and Writing Acquisition Laboratory (LAFE/UFPB). The corpus consists of 12 longitudinal videos of two mother-baby dyads, between 3 and 17 months old, in a clinical situation lasting approximately 15 minutes each. The corpus that makes up this longitudinal study comes from the research project “Comparative Analysis of the Development of Premature and Term Babies and their Relationship with Psychic Risk: from detection to intervention”, this corpus already collected, transcribed and published was provided by the project coordinator for the development of this work. The ELAN Software (Eudico Linguistic Annotator) was used to analyze the videos based on the Multimodal Envelope proposed by Ávila Nóbrega (2010). During the analysis, it was possible to observe the presence of multimodal language, the signs expressed corresponding to the age group observed, the relevance of the mother to the language acquisition process and Joint Care as a privileged place in the language acquisition process, corroborating the attunement of the dyad's dialogue.
Palavras-chave: Aquisição da linguagem
Atraso de linguagem
Multimodalidade
Padrão gestual
Language acquisition
Language delay
Multimodality
Gesture pattern
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33163
Data do documento: 5-Fev-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

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