Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33164
metadata.dc.type: | Tese |
Título : | Como é que tu diz juron?: Heterodiscurso nas interações entre adultos e crianças ciganas Calon no percurso da aquisição da linguagem |
metadata.dc.creator: | Lima, Marilene Gomes de Sousa |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Faria, vangelina Maria Brito de |
metadata.dc.description.resumo: | O objetivo geral desta tese foi investigar como o heterodiscurso emerge nas interações translíngues entre adultos e crianças ciganas no processo de aquisição da linguagem para compreender como essas crianças adquirem modos de ser e agir numa cosmovisão Calon. Para isso, realizei uma pesquisa de campo qualitativa, de base descritivo-interpretativista, em uma comunidade cigana do tronco Calon, localizada em Sousa/PB. O trabalho de campo, que durou 12 meses, permitiu minha imersão no contexto das interações cotidianas entre adultos e duas crianças (uma menina – dos 20 aos 28 meses e um menino – dos 16 aos 29 meses) de duas famílias. Nesse período, que contou com a observação participante, foram realizadas 34 gravações de vídeo e áudio, além dos registros no diário de campo e das entrevistas. Os dados foram transcritos no ELAN (Eudico Language Annotator) tendo em vista a produção vocal e os movimentos corporais e organizados em categorias a partir de recorrências linguísticodiscursivas. Os pressupostos teóricos que orientam as análises derivam da filosofia da linguagem proposta pelo Círculo de Bakhtin. Com base na compreensão do heterodiscurso como estratificação da linguagem em linguagens socioideológicas, posição axiológica dos sujeitos na interação e a luta por meio das forças sociais ativas, faço um exercício dialógico de análise das interações entre adultos e crianças circunstanciada pela presença de uma pessoa não cigana. Os resultados mostraram que adultos e crianças em processo de aquisição da linguagem mobilizam o repertório linguístico, que, nessa comunidade, é composto por português, língua cigana, sinais, gestos gerais e gestos específicos desses ciganos. Os adultos, em particular, orquestram esse repertório para conferir alteridade calon diante de seus pares e de não ciganos, segundo os contextos enunciativos, isto é, na partilha interessada do discurso do outro para a criança, o que colabora com a inserção da criança no horizonte axiológico Calon. A contemplação permitiu-me observar as forças sociais ativas expressas na presença de uma pessoa juron na alteridade calon-calon através da chibi, língua que é compartilhada apenas entre os Calon. Os enunciados que apresentaram um repertório inteiramente em português revelaram refrações dos signos que indicam a construção de um português com axiologias Calon. Com essas reflexões, completo o entendimento de que as crianças ciganas de Sousa/PB entram na corrente discursiva com sua expressão nas linguagens socioideológicas, ou seja, no heterodiscurso. Isso ocorre em todas as culturas, pois a língua viva e concreta se encontra estratificada em diversas combinações. As diferenças entre os grupos são os eixos axiológicos estruturantes e as estratégias discursivas que cada comunidade emprega para socialização heterodiscursiva das crianças, ou melhor dizendo, no dinamismo de toda a travessia da vida. O eixo axiológico central entre os ciganos de Sousa é orientado pela moralidade calon local, que baliza a materialidade linguística da interação discursiva. No que se refere às estratégias discursivas, destaco os jogos linguísticos de perguntas e respostas, combinados com o uso de verbos no modo imperativo disparados pelos adultos como recurso para partilha interessada das posições valorativas calon no percurso da aquisição da linguagem. Espero que esta tese ajude a aprofundar os estudos sobre aquisição da linguagem, buscando, na filosofia de Bakhtin, elementos que orientem uma compreensão de como crianças e adultos se posicionam no mundo e negociam sentidos na interação. Finalmente, o propósito dos resultados é, para além de preencher uma lacuna, suscitar novos questionamentos sobre a aquisição da linguagem por crianças ciganas do Brasil; um tema que ainda é pouco abordado pela Linguística, apesar de os povos ciganos estarem aqui desde o século XVI. |
Resumen : | The main objective of this thesis was to investigate how the heterodiscourse emerges in translanguaging interactions between gypsy adults and children in the process of language acquisition, in order to understand in what ways those children acquire ways of being and acting in a Calon worldview. To this end, I carried out a qualitative field research, through a descriptive-interpretativist basis, in a gypsy community of the Calon trunk, located in Sousa, in the state of Paraíba, Brazil. The fieldwork, which lasted 12 months, allowed my immersion in the context of the daily interactions between adults and two children (a girl – from 20 to 28 months and a boy – from 16 to 29 months) from two families. During that period, which included participant observation, 34 video and audio recordings were made, in addition to field diary entries and interviews. Data were transcribed at ELAN (Eudico Language Annotator) considering vocal production and body movements, and organized into categories based on linguistic-discursive recurrences. The theoretical assumptions that guide the analysis derive from the philosophy of language proposed by Bakhtin's Circle. Based on the understanding of the heterodiscourse as a stratification of language into social-ideological languages, axiological position of the subjects in interaction and the struggle through active social forces, I perform a dialogical exercise of analysis of the interactions between adults and children circumstanced by the presence of a non-gypsy person. The results showed that adults and children in the process of language acquisition mobilize the linguistic repertoire, which, in this community, is composed of Portuguese, Gypsy language, signs, general gestures and gestures specific to those gypsies. Adults, in particular, orchestrate this repertoire to confer Calon alterity in front of their peers and non-gypsy, according to enunciative contexts, that is, in the interested sharing of the other's discourse to the child, which collaborates with the child's insertion in the Calon axiological horizon. Contemplation allowed me to observe the active social forces expressed in the presence of a Juron person in the calon-calon otherness through chibi, a language that is shared only among the Calon. The utterances that presented a repertoire entirely in Portuguese revealed refractions of the signs that indicate the construction of a Portuguese with Calon axiologies. With those reflections, I complete the understanding that the gypsy children of Sousa city enter the discursive stream with their expression in the socio-ideological languages, that is, in the heterodiscourse. This occurs in all cultures, because the living and concrete language is stratified in various combinations. The differences between the groups are the structuring axiological axes and the discursive strategies that each community employs for the heterodiscursive socialization of the children, or rather, in the dynamism of the entire crossing of life. The central axiological axis among the gypsies of Sousa is oriented by the local Calon morality that marks the linguistic materiality of the discursive interaction. About the discursive strategies, I highlight the linguistic games of questions and answers, combined with the use of verbs in the imperative mode triggered by the adults as a resource for interested sharing of the Calon valuative positions in the course of language acquisition. I hope that this thesis will help further studies on language acquisition by looking to Bakhtin's philosophy for elements to guide an understanding of how children and adults position themselves in the world and negotiate meanings in interaction. Finally, the purpose of the results is, besides filling a gap, to raise new questions about language acquisition by gypsy children in Brazil; a subject that is still little addressed by Linguistics, despite the fact that gypsy people have been here since the 16th century. |
Palabras clave : | Aquisição da linguagem Heterodiscurso Ciganos Calon Language acquisition Heterodiscourse Calon gypsies. |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Paraíba |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPB |
metadata.dc.publisher.department: | Linguística |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Linguística |
metadata.dc.rights: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33164 |
Fecha de publicación : | 28-feb-2023 |
Aparece en las colecciones: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MarileneGomesDeSousaLima_Tese.pdf | 7,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons
Licencia Creative Commons