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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33176
Tipo: Dissertação
Título: Gênero oral debate: proposta didática para desenvolvimento de estratégia linguístico/discursiva no Novo Ensino Médio a partir de um olhar sobre o livro didático "Se liga nas linguagens"
Autor(es): Souza, Maurilio Macedo de
Primeiro Orientador: Escarpinete, Mariana Lins
Resumo: No âmbito do renovado Ensino Médio, o gênero oral debate surge como uma peça-chave no desenvolvimento pedagógico, destacando a argumentação como uma estratégia linguístico-discursiva de relevância incontestável. Este paradigma educacional reconfigurado visa não apenas transmitir conhecimento, mas também cultivar habilidades essenciais para a vida acadêmica e além. Diante desse contexto, esta pesquisa tem por objetivo principal defender a relevância do gênero oral debate como estratégia linguístico-discursiva no contexto do Novo Ensino Médio através da elaboração de uma proposta didática. Por objetivos específicos, analisar como o debate contribui para o desenvolvimento das habilidades de expressão oral dos estudantes; investigar a influência do gênero oral debate no fomento do pensamento crítico e na capacidade de argumentação dos alunos; Propor sequência didática para a prática do gênero oral debate no fomento do pensamento crítico e na capacidade de argumentação dos alunos. Em última análise da pesquisa sobre o gênero oral debate no novo Ensino Médio, propõe-se explorar não apenas uma metodologia educacional, mas um caminho para uma formação integral, capaz de enfrentar os desafios complexos da academia e da sociedade contemporânea. Portanto, durante o estudo, abordamos os conceitos de gênero textual na concepção de Marcuschi (2011); gênero debate e ensino de Língua Portuguesa de acordo com os PCNs e BNCC da Língua Portuguesa; e ensino da oralidade partindo das concepções de Antunes (2009), Moraes (2021), Dolz, Schneuwly e Haller (2011) e demais autores. O principal resultado é que a obra em questão está alinhada com a BNCC, enfatizando o desenvolvimento de competências que vão além dos conhecimentos conceituais, incluindo habilidades socioemocionais e atitudes. A proposta didática abrange os eixos temáticos da BNCC, mantendo práticas de linguagem do Ensino Fundamental, e destaca a importância de promover competências como aprender a aprender e atuar com discernimento nas culturas digitais. A análise sugere aprimoramentos específicos na abordagem do gênero oral "debate", visando estimular discussões mais profundas e fortalecer as habilidades argumentativas dos alunos.
Abstract: Within the scope of the renewed High School, the oral debate genre emerges as a key piece in pedagogical development, highlighting argumentation as a linguistic-discursive strategy of undeniable relevance. This reconfigured educational paradigm aims to not only impart knowledge but also cultivate essential skills for academic life and beyond. Given this context, this research's main objective is to defend the relevance of the oral debate genre as a linguisticdiscursive strategy in the context of New High School through the elaboration of a didactic proposal. For specific objectives, analyze how debate contributes to the development of students' oral expression skills; investigate the influence of the oral debate genre in promoting critical thinking and students' ability to argue; Propose a didactic sequence for the practice of the oral debate genre to encourage critical thinking and students' ability to argue. In the final analysis of the research on the oral debate genre in the new High School, it is proposed to explore not only an educational methodology, but a path towards comprehensive training, capable of facing the complex challenges of academia and contemporary society. Therefore, during the study, we addressed the concepts of textual genre in the conception of Marcuschi (2011); gender debate and teaching of the Portuguese Language according to the PCNs and BNCC of the Portuguese Language; and teaching orality based on the concepts of Antunes (2009), Moraes (2021), Dolz, Schneuwly and Haller (2011) and other authors. The main result is that the work in question is aligned with the BNCC, emphasizing the development of skills that go beyond conceptual knowledge, including socio-emotional skills and attitudes. The didactic proposal covers the thematic axes of the BNCC, maintaining language practices from Elementary School, and highlights the importance of promoting skills such as learning to learn and acting with discernment in digital cultures. The analysis suggests specific improvements in the approach to the oral genre "debate", aiming to stimulate deeper discussions and strengthen students' argumentative skills.
Palavras-chave: Debate
Argumentação
Gênero oral
Novo Ensino Médio
Argumentation
Debate
Oral genre
New High School
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística e ensino
Programa: Mestrado Profissional em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33176
Data do documento: 31-Jan-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

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