Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33190
Tipo: | TCC |
Título: | CRENÇAS E ATITUDES SOBRE LÍNGUA E SEU ENSINO NO BRASIL: O DEBATE ACERCA DO “LIVRO DO MEC” |
Autor(es): | MELO, ANA KAROLINE GOMES DE BRITO |
Primeiro Orientador: | Mello, Fernanda Rosário de |
Resumo: | Neste trabalho, levantaram-se discussões sobre a realidade sociolinguística brasileira, partindo das críticas dirigidas ao livro Por uma vida melhor (Ramos, 2011), que ficou conhecido como “livro do MEC” por ter sido aprovado no PNLD, em 2011, para cumprir o objetivo geral de investigar as crenças e atitudes linguísticas empregadas pelos críticos do livro. Com isso, estipularam-se como objetivos específicos: analisar as motivações para tais crenças e atitudes; averiguar o que estas crenças e atitudes geram na coletividade sobre a língua e o seu ensino; apontar a relação entre os comentários dos críticos e os documentos oficiais da educação. Para que as investigações fossem possíveis, buscou-se analisar três comentários tecidos ao livro por dois jornalistas uma Doutora e Psicologia da Educação, à luz de teóricos como Barcelos (2007); Aguilera e Silva (2014); López Morales (2004); Faraco (2008); BortoniRicardo (2021) e Lucchesi (2015), as crenças e atitudes linguísticas dos críticos frente à língua e ao seu ensino em uma perspectiva da sociolinguística educacional. Tendo em vista que a pesquisa se configura como qualitativa de base documental, buscou-se levantar, observar e analisar documentos oficiais que regem a educação do Brasil, a exemplo da BNCC (Brasil, 2017) e dos PCNs (Brasil, 1998) para que fosse possível fundamentar a discussão no tocante ao ensino. Assim, as análises foram construídas com base nos comentários tecidos pelos críticos, que veiculavam não só as suas crenças sobre língua e ensino, mas se configuravam como atitudes geradas por tais crenças. Verificou-se, durante as análises, que os críticos ao livro apresentavam um comportamento confuso com respeito à definição de norma culta e de normapadrão, bem como pregavam a necessidade de homogeneização da língua em prol de uma unificação e facilitação dos processos de interação verbal. Além disso, percebeu-se que os comentários acabaram por reafirmar as discussões propostas pelo livro alvo do debate quando na verdade quiseram se opor a ele. Concluiu-se, portanto, que o ambiente escolar e a sociedade ainda mantêm crenças e atitudes conservadoras sobre a língua e seu ensino e, por isso, necessitam construir crenças fundamentadas na heterogeneidade linguística. |
Abstract: | In this work, discussions were raised about the Brazilian sociolinguistic reality, starting from the criticisms directed at the book Por uma vida Melhor (Ramos, 2011), which became known as the “MEC book” because it was approved by the PNLD in 2011, to fulfill the general objective of investigating the linguistic opinions and attitudes employed by the book's critics. With this, specific objectives were stipulated: analyze the motivations for such opinions and attitudes; find out what these opinions and attitudes generate in the community about the language and its teaching; specifically the relationship between critics' comments and official education documents. To make the investigations possible, we sought to analyze three comments made to the book by two journalists, a PhD and Educational Psychology, in the light of theorists such as Barcelos (2007); Aguilera and Silva (2014); López Morales (2004); Faraco (2008); Bortoni-Ricardo (2021) and Lucchesi (2015). Considering this is a qualitative, document-based study, we sought to collect, observe, and analyse official documents that govern education in Brazil, such as the BNCC (Brazil, 2017) and the PCNs (Brazil, 1998), so as to substantiate the discussion concerning teaching. Therefore, the analyses were constructed based on the comments made by the critics, who conveyed not only their beliefs about language and its teaching, but also expressed attitudes generated by such beliefs. During the analyses, it was found that the critics of the book presented a confused behaviour regarding the definition of formal and standard norms, as well as preaching the need to homogenise the language in favour of unification and facilitation of verbal interaction processes. Furthermore, it was noted that the comments reaffirmed the discussions proposed by the book that was the target of the debate, when, in fact, they wanted to oppose it. Thus, it was concluded that the school environment, as well as society, still maintain conservative beliefs and attitudes towards language and its teaching and, therefore, need to build new beliefs based on linguistic heterogeneity. |
Palavras-chave: | Crenças e atitudes linguísticas; Sociolinguística; Ensino de língua; Livro didático. |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33190 |
Data do documento: | 11-Nov-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Karoline Gomes de Brito Melo_versão definitiva.pdf | 655,48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.