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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33194
Tipo: TCC
Título: ANÁLISE SINTÁTICO-SEMÂNTICA DE MENSAGENS GOLPISTAS DE 2022: UMA DISCUSSÃO COGNITIVO-FUNCIONAL
Autor(es): AMARAL, ANA PAULA TAIGY DO
Primeiro Orientador: Rodrigues, Tiago de Aguiar
Resumo: A contemporaneidade tem apresentado uma crise de informação. Trata-se de um processo em escala global e intencional que gera uma complexa teia que cria, dissemina, consome e se retroalimenta de textos (verbais e não verbais) de desinformação, causando impactos negativos de diferentes esferas. O presente trabalho se dedicou a estudar, sob o olhar da Linguística Cognitiva, mensagens de textos que foram publicadas e compartilhadas em redes sociais - nas primeiras 72 horas após a divulgação do resultado da eleição presidencial de 2022 (2º turno) -, e que se encontram disponíveis para acesso público na página do Golpeflix (Aos Fatos, 2024). A partir da observação do corpus, despertou-se o interesse em analisar como as escolhas linguísticas, nos textos de desinformação, influenciam a construção de significado e contribuem para a disseminação de informações falsas. Para atender este desafio, desenvolvemos uma pesquisa de natureza qualitativa e com enfoque exploratório, na modalidade documental. Ao todo, foram 9 (nove) imagens de textos que compuseram o corpus, e que, primeiramente, as categorizamos em diferentes tipos de desinformação (distorção contextual, sátira, propaganda, mis-informação e dis-informação), restringindo as análises apenas sob os textos de mensagens que possuíam informações falsas e intencionalidade de causar dano (dis-informação) (OCDE, 2024). Em seguida, estabelecemos os conceitos teóricos de base cognitivo-funcional que auxiliaram nas análises, recorrendo, para isso, à noção de frames e de valências, correspondentes às estruturas argumentais dos verbos presentes nas mensagens de texto (Furtado da Cunha, 2016; Ferrari, 2016; Gomes e Rodrigues, 2019). Por último, observamos que a adaptabilidade da estrutura argumental sintática, com a omissão de argumentos e de agentes semânticos das cenas enunciativas podem influenciar a interpretação dos leitores, levando-os a acreditar em narrativas falsas e a apoiar ações ilegais. Destarte, compreendemos que a Linguística Cognitiva, como perspectiva teórica, estimula uma leitura crítica, ajudando os leitores a tornarem-se menos suscetíveis a consumirem/retroalimentarem a cadeia de desinformação.
Abstract: Contemporary has shown an information crisis. It is a global and intentional process that generates a complex scenario that creates, disseminates, consumes, and feeds itself with texts (verbal and non-verbal) of misinformation, causing negative impacts from different spheres. The present research intended to study, from the eyes of cognitive linguistics, text messages that were published and shared on social networks - in the first 72 hours after the release of the result of the second round of Brazil's presidential election, in 2022, available for public access on the Golpeflix website (Aos Fatos, 2024). Observing the corpus, we interested in analyzing how linguistic choices in misinformation texts influence the construction of meaning and how it can contribute to the dissemination of false information. To this challenge, we developed a qualitative and exploratory focus research, in the documentary modality. In total, there were nine images of texts that made up the corpus. First, we categorized them into different types of misinformation (contextual distortion, satire, propaganda, misinformation, and disinformation), restricting our analysis to texts that contained false information with the intention of causing harm (OECD, 2024). Then we established the cognitive-functional theoretical concepts that assisted in our analyses, using the notion of frames and valences, corresponding to the argument structures of the verbs present in text messages (Furtado da Cunha, 2016; Ferrari, 2016; Gomes and Rodrigues, 2019). Finally, we observe that the adaptability of the syntactic argument structure, with the omission of arguments and semantic agents of enunciated scenes can influence readers' interpretation, leading them to believe in false narratives and to support illegal actions. Thus, we understand that cognitive linguistics, as a theoretical perspective, encourages critical reading, helping readers become less susceptible to consuming/feeding the disinformation chain.
Palavras-chave: Desinformação; Golpeflix; Linguística Cognitiva; Valência.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33194
Data do documento: 11-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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