Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33196
Tipo: TCC
Título: O CONHECIMENTO SOCIOLINGUÍSTICO NA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS VEREDAS DA PALAVRA (2017), DE ROBERTA HERNANDES E VIMA LIA MARTIN
Autor(es): TAVARES, ANNA BEATRIZ OLIVEIRA
Primeiro Orientador: Silva, Leonardo Gueiros da
Resumo: Este trabalho investiga de que modo e até que ponto o conhecimento sociolinguístico se manifesta na coleção de livros didáticos de Português Veredas da Palavra (2017), de Roberta Hernandes e Vima Lia Martin, destinada ao Ensino Médio. Para tanto, fundamentamo-nos, teórica e metodologicamente, na Historiografia Linguística, apoiados em Altman (2012, 2021a, 2021b), Batista (2013, 2020), Gueiros e Vieira (2022), Koerner (1996, 2014) e Swiggers (1981, 2012, 2013, 2019). Frente à ideia de que conhecimentos linguísticos não são concebidos em um vácuo existencial, consideramos as dimensões externa e interna da fonte historiográfica selecionada, ancorados nos princípios da contextualização, da imanência e da adequação (Koerner, 1996). Por meio desse viés, conceituamos a noção de conhecimento sociolinguístico e analisamos três capítulos da coleção, bem como as suas respectivas orientações para o professor, atividades e sugestões de respostas: Variação linguística e preconceito linguístico, Uso do pronome e Concordância nominal e verbal. Os resultados indicam que, ao problematizar questões como a variabilidade da língua, as características do português brasileiro, o atravessamento sociossimbólico no modo como a sociedade percebe as diferentes variedades e os efeitos do preconceito linguístico enquanto forma de preconceito social, o material acompanha a atmosfera intelectual à época de sua publicação, o que abrange reflexos da já consolidada Tradição Sociodiscursiva (Gueiros, 2019, 2021) e da quarta onda da Sociolinguística (Freitag, 2023). Ao mesmo tempo, ainda que em menor proporção, percebemos alguns movimentos de continuidade com a tradição gramatical, sobretudo em situações em que se discute a norma-padrão, atitude inibidora da manifestação do conhecimento sociolinguístico.
Abstract: This research investigates how and to what extent the sociolinguistic knowledge is manifested in the high school Portuguese textbooks collection Veredas da Palavra (2017), by Roberta Hernandes and Vima Lia Martin. Therefore, our theories and methods are based on Linguistic Historiography, in the terms of Altman (2012, 2021a, 2021b), Batista (2013, 2020), Gueiros and Vieira (2022), Koerner (1996, 2014) and Swiggers (1981, 2012, 2013, 2019). Facing the idea that linguistic knowledge isn't conceived in an existential vacuum, we consider the external and internal dimensions of the selected historiographic source, in the terms of the principles of contextualization, immanence and adequation (Koerner, 1996). We conceptualize the notion of sociolinguistic knowledge and analyze three chapters of the textbooks collections, as well as the teacher’s orientations, activities and answers suggested: Variação linguística e preconceito linguístico, Uso do pronome, e Concordância nominal e verbal. The results demonstrate that by the problematization of issues such as language variability, characteristics of brazilian portuguese, the social-symbolic cross-influence in the way which society perceives different linguistic varieties and the effects of linguistic prejudice as a form of social prejudice, the textbooks collection follows the intellectual atmosphere at the time of its publication, which includes reflections of the consolidated Socio-discursive Tradition (Gueiros, 2019, 2021) and the 4th wave of Sociolinguistics (Freitag, 2023). At the same time, even though to a lesser extent, movements of continuity of the traditional grammar are acknowledged, especially in situations where the standard norm is discussed, an attitude that inhibits manifestation of sociolinguistic knowledge.
Palavras-chave: Conhecimento sociolinguístico. Educação linguística. Historiografia da Linguística. Livro didático de Português.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33196
Data do documento: 10-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Anna Beatriz Oliveira Tavares_versão final.pdf3,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.