Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33201
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLucena, Esther Fernanda Pereira de Lima-
dc.date.accessioned2025-01-22T13:46:44Z-
dc.date.available2025-01-22T13:46:44Z-
dc.date.issued2024-10-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33201-
dc.description.abstractThis work discusses some gaps in Portuguese language teaching in Brazil, highlighting the fragmentation between the areas of grammar, literature and text production, which compromise students' reading and writing development. Furthermore, students' lack of engagement with reading in general is a recurring problem. Based on these reflections, the work proposes a didactic sequence for the 1st year of high school, integrating active methodologies (Project-Based Learning, Flipped Classroom and Game-Based Learning) that encourage the reading and analysis of literary texts in a dynamic way and connected to students’ daily lives. The main objective is to provide teaching that promotes student protagonism and incorporates the use of technologies, without disregarding the reality of schools with fewer resources. Other objectives of this work are to promote the integration between reading and text production, develop students' autonomy and creativity through activities that involve textual production and critical reading, as well as contributing to the formation of readers, capable of analyzing and interpret texts in a reflective and contextualized way.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2025-01-22T13:46:44Z No. of bitstreams: 1 Esther Fernanda Pereira de Lima Lucena_versão final.pdf: 438403 bytes, checksum: 8496e71fe6f27a66255115bca8f04b3b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-22T13:46:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Esther Fernanda Pereira de Lima Lucena_versão final.pdf: 438403 bytes, checksum: 8496e71fe6f27a66255115bca8f04b3b (MD5) Previous issue date: 2024-10-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino. Literatura. Metodologia Ativa. Letramento digital.pt_BR
dc.titleLITERATURA EM MOVIMENTO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVASpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lucena, Josete Marinho-
dc.description.resumoO presente trabalho discute as algumas lacunas do ensino de Língua Portuguesa no Brasil, destacando a fragmentação entre as áreas de gramática, literatura e produção de texto, que comprometem o desenvolvimento de leitura e escrita dos estudantes. Além disso, a falta de engajamento dos estudantes com a leitura em geral é um problema recorrente. Com base nessas reflexões, o trabalho propõe uma sequência didática para a 1ª série do ensino médio, integrando metodologias ativas (Aprendizagem Baseada em Projetos, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos) que estimulam a leitura e análise de textos literários de maneira dinâmica e conectada ao cotidiano dos estudantes. O principal objetivo é proporcionar um ensino que promova o protagonismo dos estudantes e incorpore o uso de tecnologias, sem desconsiderar a realidade das escolas com menos recursos. Outros objetivos deste trabalho são: promover a integração entre leitura e produção de texto, desenvolver a autonomia e a criatividade dos estudantes por meio de atividades que envolvam a produção textual e a leitura crítica, como também contribuir para a formação de leitores, capazes de analisar e interpretar textos de maneira reflexiva e contextualizadapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Esther Fernanda Pereira de Lima Lucena_versão final.pdf428,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.