Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33206
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGUIMARÃES, LUCAS BATISTA-
dc.date.accessioned2025-01-22T13:59:30Z-
dc.date.available2025-01-22T13:59:30Z-
dc.date.issued2024-10-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33206-
dc.description.abstract.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2025-01-22T13:59:30Z No. of bitstreams: 1 Lucas Batista Guimarães_versão final.pdf: 5919783 bytes, checksum: 3b9375af3011c4a80f9e2f7f5a0e8bb6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-22T13:59:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lucas Batista Guimarães_versão final.pdf: 5919783 bytes, checksum: 3b9375af3011c4a80f9e2f7f5a0e8bb6 (MD5) Previous issue date: 2024-10-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPLE; PLEI; Docência Compartilhada; Formação em serviçopt_BR
dc.titleUMA ANÁLISE DAS REPERCUSSÕES DA FORMAÇÃO DOCENTE EM PLE NA PRÁTICA DE ENSINO DE PLM: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SERVIÇOpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, José Wellisten Abreu de-
dc.description.resumoContribuindo com as discussões/reflexões acerca de como programas de extensão universitária são importantes para a formação de professores de língua portuguesa, este trabalho tem como objetivo analisar como a formação desenvolvida no Programa Linguístico-Cultural para Estudantes Internacionais (PLEI) contribui para a construção de estratégias didáticas dos graduandos do curso de Letras-Português da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), preparados para ensinar/atuar como professores de Português na educação básica. A partir de um relato de experiência em que foi empreendida uma metodologia qualitativa, apresento as reflexões e aprendizagens adquiridas ao longo dos meus seis anos de formação no PLEI. Para tanto, uso como base teórica: Abordagem Comunicativa Intercultural (Mendes, 2008), Formação em serviço (Perrenoud, 2002), Docência compartilhada (Schlatter e Costa, 2020), entre outros. Em síntese, verifica-se que a formação desenvolvida no âmbito do programa PLEI, por meio das ações de Ensino, Pesquisa e, particularmente, Extensão ali realizadas, proporcionaram habilidades e experiências profissionais relativas ao Português Língua Estrangeira (PLE) que podem ser transmitidas/transpostas para o ensino de Português Língua Materna (PLM), cenário de atuação da educação básica, contexto laboral para o qual o curso de Letras Português nos habilita a atuar, contribuindo, assim, para um ensino de qualidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lucas Batista Guimarães_versão final.pdf5,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.