Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33206
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | GUIMARÃES, LUCAS BATISTA | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-22T13:59:30Z | - |
dc.date.available | 2025-01-22T13:59:30Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-07 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33206 | - |
dc.description.abstract | . | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2025-01-22T13:59:30Z No. of bitstreams: 1 Lucas Batista Guimarães_versão final.pdf: 5919783 bytes, checksum: 3b9375af3011c4a80f9e2f7f5a0e8bb6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-01-22T13:59:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lucas Batista Guimarães_versão final.pdf: 5919783 bytes, checksum: 3b9375af3011c4a80f9e2f7f5a0e8bb6 (MD5) Previous issue date: 2024-10-07 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | PLE; PLEI; Docência Compartilhada; Formação em serviço | pt_BR |
dc.title | UMA ANÁLISE DAS REPERCUSSÕES DA FORMAÇÃO DOCENTE EM PLE NA PRÁTICA DE ENSINO DE PLM: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SERVIÇO | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, José Wellisten Abreu de | - |
dc.description.resumo | Contribuindo com as discussões/reflexões acerca de como programas de extensão universitária são importantes para a formação de professores de língua portuguesa, este trabalho tem como objetivo analisar como a formação desenvolvida no Programa Linguístico-Cultural para Estudantes Internacionais (PLEI) contribui para a construção de estratégias didáticas dos graduandos do curso de Letras-Português da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), preparados para ensinar/atuar como professores de Português na educação básica. A partir de um relato de experiência em que foi empreendida uma metodologia qualitativa, apresento as reflexões e aprendizagens adquiridas ao longo dos meus seis anos de formação no PLEI. Para tanto, uso como base teórica: Abordagem Comunicativa Intercultural (Mendes, 2008), Formação em serviço (Perrenoud, 2002), Docência compartilhada (Schlatter e Costa, 2020), entre outros. Em síntese, verifica-se que a formação desenvolvida no âmbito do programa PLEI, por meio das ações de Ensino, Pesquisa e, particularmente, Extensão ali realizadas, proporcionaram habilidades e experiências profissionais relativas ao Português Língua Estrangeira (PLE) que podem ser transmitidas/transpostas para o ensino de Português Língua Materna (PLM), cenário de atuação da educação básica, contexto laboral para o qual o curso de Letras Português nos habilita a atuar, contribuindo, assim, para um ensino de qualidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lucas Batista Guimarães_versão final.pdf | 5,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.