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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33214
Tipo: TCC
Título: ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DA TÉCNICA DE MAZE TASK NO ESTUDO DA PENALIDADE DO NOME REPETIDO
Autor(es): TORRES, MARIA VICTÓRIA VIEIRA
Primeiro Orientador: Leitão, Márcio Martins
Primeiro Coorientador: Gomes, Juliana Novo
Resumo: O trabalho desenvolvido nessa monografia investiga a eficiência de uma metodologia para a Psicolinguística Experimental ainda pouco explorada, a Tarefa Labirinto ou maze task (Forster et al., 2009), por meio do estudo do processamento anafórico de nomes repetidos e pronomes plenos em Português Brasileiro (PB). Ao mesmo tempo, esse estudo buscou evidenciar a ocorrência do efeito da Penalidade do Nome Repetido (PNR) — em que o custo do processamento sintático na leitura de nomes repetidos é maior quando comparado ao de pronomes —, no estabelecimento da correferência em PB. Para tanto, foi feita uma adaptação dos estímulos do estudo de Leitão (2005) e Leitão, Ribeiro e Maia, (2012), nos quais foram utilizadas as metodologias de leitura automonitorada e rastreamento ocular, respectivamente. O experimento foi programado e aplicado por meio da plataforma PCIBex e os resultados obtidos foram comparados com os produtos das pesquisas anteriores que utilizam os mesmos estímulos. Os resultados apontam para a ocorrência da PNR em Português Brasileiro e mostram que a técnica de maze task foi tão eficiente quanto a técnica experimental de leitura automonitorada e a técnica de rastreamento ocular no sentido de capturar esse efeito.
Abstract: This work investigates the efficiency of a underexplored methodology for experimental psycholinguistics: the Maze Task technique (Forster et al., 2009), through the study of the anaphoric processing of repeated nouns and full pronouns in Brazilian Portuguese (BP). At the same time while seeking to evidence the occurrence of the repeated-name penalty (RNP) effect — in which the cost of syntactic processing in reading repeated nouns is higher when compared to pronouns — in establishing coreference in BP. To this end, the stimuli from the study by Leitão (2005) and Leitão, Ribeiro and Maia, (2012) where the methodologies of self-paced reading and eye tracking were used, respectively, were adapted. The experiment was programmed and implemented using the PCIBex platform, and the results obtained were compared with the products of previous research that used the same stimuli. The results point to the occurrence of RNP in Brazilian Portuguese and show that the maze task technique was as efficient as the experimental self-paced reading technique and the eye tracking technique in capturing this effect.
Palavras-chave: Psicolinguística experimental; Penalidade do Nome Repetido; Tarefa labirinto
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33214
Data do documento: 10-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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