Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33224
Tipo: | Dissertação |
Título: | Uso de interfaces cérebro máquina para avaliação da fruição artística |
Autor(es): | Rocha Filho, Edvaldo de Vasconcelos Vieira da |
Primeiro Orientador: | Becker, Valdecir |
Resumo: | O objetivo desta dissertação é apresentar o desenvolvimento de um sistema de avaliação de fruição artística com a utilização de ondas neurais por meio de eletroencefalogramas (EEG). Este método já é utilizado para a verificar as mais variadas condições possíveis, por exemplo a atenção e o relaxamento. Nesta pesquisa foi utilizado um misto de ondas que foram responsáveis por identificar qual obra de arte chamou mais atenção dos usuários, sendo necessário utilizar o cruzamento das leituras de duas ou mais ondas para melhor interpretação. O experimento utilizou as obras de arte para a leitura das ondas neurais um headset de modelo comercial EMOTIV INSIGHT e um computador básico de médio desempenho para realizar o processamento dos dados obtidos dos diversos tipos de ondas lidas, como Alpha, Beta, Gama e Teta. A expectativa é que a informação dita pelo usuário em um teste anterior à leitura das ondas com o headset seja similar aos dados das ondas obtidas quando expostas às obras de arte. O modelo de parâmetro de avaliação utilizado foi o Design Science Research, com o foco do estudo em iteração do cérebro com o computador, ou seja, a Interface Cérebro Computador (ICC), uma vez que melhor se encaixa nos critérios que estabelecemos para análise. O exemplo de um desses critérios é a percepção de quando os indivíduos são expostos a obras de arte. Essa análise da exposição não é um fator determinístico, possuindo um caráter dedutivo e indutivo. Dessa maneira, surge a necessidade de entender a relação do que o indivíduo informa anteriormente à leitura das ondas neurais com os dados após a leitura. O resultado obtido no final da pesquisa demonstra que os indivíduos estudados obtiveram um número maior de picos de interação, ou seja, um interesse maior pelas obras de arte. Esse fato implica que quanto mais estímulos um indivíduo tiver, maior será o seu apego à obra, independentemente da autoria de tais obras. Na pesquisa comparamos obras que vão de Van Gogh ao artesanato eletrônico de artistas desconhecidos, que gerou um maior número de interações com o artesanato por conta da utilização do tato na percepção dos estímulos. O impacto desta pesquisa é que podemos demostrar que quanto maior os estímulos, maior será a imersão dos usuários nas obras de arte. Assim podendo detectar se eles estão realmente interessados ou até interligados à obra de arte por seu contexto visual ou tato, ao invés de ser só um apego por conta de o autor ser um artista famoso, podendo assim tornar a avaliação da fruição artística muito mais próxima com a obra e não só com o contexto histórico do artista. Tais achados, podem inclusive, levar no futuro novas mostras de arte mais imersivas, captando e “prendendo” a atenção dos indivíduos ao que está sendo apresentado. |
Abstract: | The objective of this dissertation is to present the development of an artistic enjoyment evaluation system using neural waves through electroencephalograms (EEG). This method is already used to check the most varied possible conditions, for example attention and relaxation. In this research a mixture of waves was used, which were responsible for identifying which work of art caught the users' attention the most, being necessary to use the crossing of the readings of two or more waves for a better interpretation. The experiment used a commercial model EMOTIV INSIGHT headset and a basic mid-range computer to process the data obtained from the various types of waves read, such as Alpha, Beta, Gamma, and Theta. The expectation is that the information said by the user in a test prior to reading the waves with the headset will be similar to the wave data obtained when exposed to the artwork. The evaluation parameter models used was the Design Science Research, with the focus of the study in iteration of the brain with the computer, that is, the Computer Brain Interface (CBI) since it best fits the criteria we established for analysis, the example of one of these criteria is the perception when individuals are exposed to works of art, because this analysis of exposure is not a deterministic factor, having a deductive and inductive character. In this way, the need arises to understand the relationship of what the individual informs prior to the reading of the neural waves with the data after the reading. The result obtained at the end of the research demonstrates that the individuals studied obtained a greater number of interaction peaks, that is, a greater interest in works of art. This fact implies that the more stimuli an individual has, the greater his or her attachment to the work, regardless of the authorship of these works. In the research we compared works ranging from Van Gogh to electronic handicrafts by unknown artists, which provided a greater amount of the latter because of the use of touch in the perception of the stimuli. The impact of this research is that we can demonstrate that the greater the stimuli, the greater the users' immersion in the artwork. Thus, we can detect if they are really interested or even connected to the artwork by its visual context or touch, instead of just being attached to it because the author is a famous artist, thus making the evaluation of artistic enjoyment much closer to the artwork and not only to the historical context of the artist. Such findings may even lead to new, more immersive art shows in the future, capturing and "holding" the individual's attention to what is being presented. |
Palavras-chave: | Arte computacional Ondas neurais Fruição artística Eletrocefalograma EEG ICC Neural waves Artistic fruition |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Informática |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33224 |
Data do documento: | 28-Fev-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EdvaldoDeVasconcelosVieiraDaRochaFilho_Dissert.pdf | 2,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons