Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33226
Tipo: | TCC |
Título: | Da minha janela e Guayarê: o menino da Aldeia do Rio – representatividade e identidade |
Autor(es): | Campos, Pauliana da Silva Queiroz |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Maria Aparecida Cruz de |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda a análise das representações das infâncias indígenas e negras nas obras literárias Da Minha Janela (2008), de Otávio Júnior, e Guayarê: o menino da Aldeia do Rio, de Yaguarê Yamã. A investigação visa compreender como essas narrativas literárias apresentam as vivências, tradições e a formação identitária de crianças pertencentes a grupos historicamente marginalizados. A metodologia empregada neste estudo é de natureza qualitativa, centrada na análise literária crítica das obras selecionadas, utilizandose de uma abordagem analítica/reflexiva para compreender a construção simbólica e cultural das infâncias retratadas. Para isso, será realizada uma revisão bibliográfica ancorada em teóricos como Graúna (2013), Rildo Cosson (2014), Trindade (2010) e Soares (2009), cujas contribuições enfocam a literatura como ferramenta de resistência e transformação sociocultural, essencial para o desenvolvimento da identidade e do senso de pertencimento em populações sub-representadas. As reflexões obtidas a partir da análise das narrativas apontam para o papel central da literatura infantil no fomento à diversidade cultural e na promoção da visibilidade de experiências e narrativas que geralmente são marginalizadas, evidenciando sua relevância na formação crítica e cidadã das crianças. |
Abstract: | This study analyzes the representations of indigenous and black childhoods in the literary works Da Minha Janela (2008), by Otávio Júnior, and Guayarê: o menino da Aldeia do Rio, by Yaguarê Yamã. The research aims to understand how these literary narratives present the experiences, traditions and identity formation of children belonging to historically marginalized groups. The methodology used in this study is qualitative in nature, centered on the critical literary analysis of the selected works, using an analytical/reflective approach to understand the symbolic and cultural construction of the childhoods portrayed. To this end, a bibliographic review will be carried out based on theorists such as Graúna (2013), Rildo Cosson (2014), Trindade (2010) and Soares (2009), whose contributions focus on literature as a tool of resistance and sociocultural transformation, essential for the development of identity and a sense of belonging in underrepresented populations. The reflections obtained from the analysis of the narratives point to the central role of children's literature in fostering cultural diversity and promoting the visibility of experiences and narratives that are generally marginalized, highlighting its relevance in the critical and civic formation of children. |
Palavras-chave: | Literatura infantil, representatividade, identidade, infâncias. |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33226 |
Data do documento: | 21-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pauliana da Silva Queiroz Campos_versão final.pdf | 1,63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.