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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3322
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorQuintiere, Isabor Meneses-
dc.date.accessioned2017-12-20T14:02:38Z-
dc.date.available2017-11-16-
dc.date.available2017-12-20T14:02:38Z-
dc.date.issued2017-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3322-
dc.description.abstractA lot has been achieved in the quest for a more inclusive education for people with disabilities in Brazil, resulting in their access to higher education (BRASIL, 2012). However, reaching the university is still proving to be a significant challenge. That is partly due to the fact that less problematized areas still persist in teacher training when it comes to these students: the teachers often do not see themselves in a position where they can properly prepare them for a selective process, due to factors that vary from little knowledge regarding the education of people with disabilities, to a lack of resources at the schools. Considering those matters, this work focuses on the English language test of the Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) and on visual impairment, having as its objective to analyze the perceptions of a blind student in a preparatory English class at the Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha (ICPAC), as well as those of his teacher, who also acts as a reader in exams. It is in our interest to discuss the impact of the English classes at the regular school and at ICPAC in the student's preparation for the aforementioned exam, as well as to identify in which way the work of as a reader influences the teacher's performance while supervising interns in the context of the specialized school. In order to create a theoretical base for this research, legal documents regarding inclusion at schools and Enem were utilized, as well as other works focusing on readers (GUIMARÃES, 2009; SIMÕES, 2012), training and performance of blind students' teachers (DANTAS, 2014a; QUINTIERE, 2017) and the trajectory of people with disabilities in Brazil (SASSAKI, 2011; DANTAS, 2014b). A qualitative-interpretative research (BORTONI-RICARDO, 2008) took place, in which both student and teacher-reader were interviewed about their experiences. The analysis of the texts of the interviews pointed to the importance of the specialized school, both regarding the learning process of blind students and the teacher training. Those points have implications for teacher training and inclusion, leading to the building of more knowledge on the topic of inclusive education in general, especially regarding the preparation of visually impaired students for selective exams and the teacher and reader's roles in that process. Our research also points out the need to explore the role of reader further, as well as the impact of those discussions on teacher training.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-20T14:02:38Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) IMQ16112017.pdf: 886302 bytes, checksum: a8802209a3ba6a863c4e4a1cff981591 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectLíngua inglesa.pt_BR
dc.subjectLedor.pt_BR
dc.subjectENEM (exame nacional do ensino médio)pt_BR
dc.titleDeficiência visual e língua inglesa no enem: percepções de aluno e professora - ledora e impactos para a formação docentept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva., Mariana Perez Gonçalves-
dc.description.resumoMuito já foi conquistado na busca por uma educação mais inclusiva para pessoas com deficiência no Brasil, resultando em seu acesso às Instituições de Ensino Superior (BRASIL, 2012). No entanto, alcançar a universidade ainda se prova um significativo desafio. Parte disso se deve ao fato de persistirem áreas pouco problematizadas na formação docente quando se trata de ensinar esses alunos: frequentemente, os professores não se veem em posição para prepará-los adequadamente para um processo seletivo, por fatores que variam desde o pouco conhecimento acerca de educação de pessoas com deficiência até a falta de recursos nas escolas. Considerando essas questões, este trabalho focaliza a prova de língua inglesa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a deficiência visual, tendo como objetivo analisar as percepções de um aluno cego em uma turma de inglês preparatória no Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha (ICPAC), bem como as de sua professora, que também atua como ledora em exames. Interessa-nos discutir o impacto das aulas de inglês na escola regular e no ICPAC na preparação do aluno para o referido exame, assim como identificar de que maneira o trabalho de ledora influencia a atuação da professora na docência e supervisão de estagiários no contexto da escola especializada. Para fundamentar esta pesquisa, foram utilizados principalmente documentos legais voltados às questões de inclusão em escolas regulares e no Enem, bem como outros trabalhos acerca do ledor (GUIMARÃES, 2009; SIMÕES, 2012), da atuação e formação do professor de alunos com deficiência visual (DANTAS, 2014a; QUINTIERE, 2017) e da trajetória da pessoa com deficiência no Brasil (SASSAKI, 2011; DANTAS, 2014b). Esta é uma pesquisa de caráter qualitativo-interpretativa (BORTONI-RICARDO, 2008) em que ambos aluno e professora-ledora foram entrevistados a respeito de suas vivências. A análise dos textos das entrevistas apontou para a importância da escola especializada, tanto para a formação do aluno com deficiência visual como para a formação docente. Tais questões têm implicações para a formação docente e a inclusão, levando à construção de mais conhecimento acerca da educação inclusiva de modo geral, e, mais especificamente, da preparação de alunos com deficiência visual para exames seletivos e o papel do ledor e professor nesse processo. Nossa pesquisa aponta, ainda, a necessidade de se explorar mais o papel do ledor e o impacto dessas discussões para a formação docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

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