Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33240
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Tatiane Melo dos-
dc.date.accessioned2025-01-27T13:45:00Z-
dc.date.available2025-01-27-
dc.date.available2025-01-27T13:45:00Z-
dc.date.issued2024-05-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33240-
dc.description.abstractThis Final Paper aims to conduct a literature review on methodological approaches adapted for the education of children with Autism Spectrum Disorder (ASD). Considering the particular characteristics of ASD, which affect communication, social interaction, and behavior, it is essential to develop inclusive and tailored pedagogical strategies. The research adopted a qualitative approach, analyzing articles published between 2019 and 2024, focusing on practices that promote school inclusion, the development of social skills, and the use of assistive technologies. The results indicate that individualized educational plans (IEPs), structured teaching, and information and communication technologies (ICTs) have proven effective in improving learning outcomes and inclusion for children with ASD. It concludes that continuous teacher training and the adoption of collaborative pedagogical practices are crucial for fostering an inclusive and effective educational environment.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-01-27T13:45:00Z No. of bitstreams: 1 TMS27012025.pdf: 829423 bytes, checksum: 74ed0cd7636cfedab2d3562c3a5d06df (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-27T13:45:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TMS27012025.pdf: 829423 bytes, checksum: 74ed0cd7636cfedab2d3562c3a5d06df (MD5) Previous issue date: 2024-05-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.titleAbordagens metodológicas adaptadas para crianças no Espectro Autista (TEA): revisão de literaturapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Edineide Jezini Mesquita-
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre abordagens metodológicas adaptadas para a educação de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Considerando as particularidades do TEA, que afeta a comunicação, interação social e comportamento, é fundamental o desenvolvimento de estratégias pedagógicas inclusivas e adaptadas. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, analisando artigos publicados entre 2019 e 2024, com foco em práticas que promovem a inclusão escolar, o desenvolvimento de habilidades sociais e o uso de tecnologias assistivas. Os resultados indicam os planos educacionais individualizados (PEIs), ensino estruturado e tecnologias da informação e comunicação (TICs) têm mostrado eficácia na melhoria do aprendizado e inclusão de crianças com TEA. Conclui-se que a formação contínua de educadores e a adoção de práticas pedagógicas colaborativas são essenciais para um ambiente educacional inclusivo e eficaz.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TMS27012025.pdf809,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.