Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33260
Tipo: | TCC |
Título: | Método Canvas gestão de processos: descrição da implementação no Colégio Novo Tempo |
Autor(es): | Cosendey, Mônica da Silva |
Primeiro Orientador: | Lima, César Emanoel Barbosa de |
Resumo: | Este estudo visa aprimorar a gestão de processos no Colégio Novo Tempo por meio da aplicação do Método Canvas, uma ferramenta estratégica amplamente utilizada para analisar e visualizar o modelo de negócios de uma organização. Através da implementação deste modelo no contexto do Colégio Novo Tempo, foi possível realizar uma análise mais aprofundada e detalhada dos diversos aspectos do negócio escolar. O uso do Método Canvas permitiu identificar os pontos fortes e fracos do Colégio Novo Tempo, destacando as áreas em que a escola se sobressai e as áreas que necessitam de melhorias. Além disso, essa metodologia também auxiliou na identificação de oportunidades - aspectos positivos que podem ser explorados pela escola para obter vantagem competitiva - e ameaças - fatores externos que podem impactar negativamente o desempenho da escola. Este estudo também enfatiza a importância da visão centrada no cliente, um dos principais princípios do Método Canvas. Ao colocar os alunos e suas famílias no centro do processo, a escola pode se aproximar mais das expectativas e demandas dos clientes, contribuindo para o aumento da satisfação e fidelização. Em suma, este trabalho demonstra como o Método Canvas pode ser uma ferramenta valiosa para melhorar a gestão de processos em um ambiente educacional, fornecendo insights valiosos para a tomada de decisões estratégicas e operacionais. |
Abstract: | This study aims to improve process management at Colégio Novo Tempo through the application of the Canvas Method, a strategic tool widely used to analyze and visualize an organization's business model. Through the implementation of this model in the context of Colégio Novo Tempo, it was possible to carry out a more in-depth and detailed analysis of the different aspects of the school business. Using the Canvas Method made it possible to identify the strengths and weaknesses of Colégio Novo Tempo, highlighting the areas in which the school stands out and the areas that require improvement. Furthermore, this methodology also helped to identify opportunities - positive aspects that can be explored by the school to obtain a competitive advantage - and threats - external factors that can negatively impact the school's performance. This study also emphasizes the importance of a customer-centric vision, one of the main principles of the Canvas Method. By placing students and their families at the center of the process, the school can get closer to customer expectations and demands, contributing to increased satisfaction and loyalty. In short, this work demonstrates how the Canvas Method can be a valuable tool for improving process management in an educational environment, providing valuable insights for strategic and operational decision-making. |
Palavras-chave: | Gestão de processos Método Canvas Análise de negócios Modelo de negócios |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Administração |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33260 |
Data do documento: | 24-Out-2023 |
Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MSC26122024.pdf | 1,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons