Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33266
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorChagas, Rebeca Mirian Barroso de Morais das-
dc.date.accessioned2025-01-29T12:43:15Z-
dc.date.available2025-01-29T12:43:15Z-
dc.date.issued2023-10-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33266-
dc.description.abstractNo abstract.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria erika Oliveira (maria.erika@academico.ufpb.br) on 2024-12-26T17:53:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RMBMC26122024: 635054 bytes, checksum: 84bc7cc2ea0264cde36f3edc2a866097 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2025-01-29T12:43:15Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RMBMC26122024: 635054 bytes, checksum: 84bc7cc2ea0264cde36f3edc2a866097 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-29T12:43:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RMBMC26122024: 635054 bytes, checksum: 84bc7cc2ea0264cde36f3edc2a866097 (MD5) Previous issue date: 2023-10-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectMotivação para empreenderpt_BR
dc.subjectMercados públicospt_BR
dc.subjectEmpreendedores por necessidadept_BR
dc.subjectEmpreendedores por oportunidadept_BR
dc.titleOportunidade ou necessidade: motivação empreendedora nos mercados públicos da Zona Norte da cidade de João Pessoapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Carlos Eduardo-
dc.description.resumoO presente artigo visa contribuir com as discussões sobre a motivação empreendedora. Para isso, foi feita uma pesquisa descritiva, não-probabilística, a partir de um levantamento por conveniência do pesquisador com 65 empreendedores em mercados públicos da Zona Norte de João Pessoa, na Paraíba, onde aplicou-se um questionário com 15 diferentes razões que poderiam motivar o empreendedorismo. O “aumento de renda”, o “desejo de ter o próprio negócio/tornar-se independente” e a “identificação de uma oportunidade de negócio foram os motivos mais tidos como “muito importantes”, ao passo que o “aproveitamento programa de demissão voluntária”, a “demissão com FGTS” e o “desemprego” foram os fatores menos vistos como extremamente relevantes. Pode-se observar a predominância de um empreendedorismo motivado pela possibilidade de aumentar os rendimentos, pela detecção de oportunidades e pelos incentivos dados por familiares, fatores altamente relacionados a um empreendedorismo vindo da oportunidade. É sobre este e outros temas que trataremos a seguir.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RMBMC26122024.pdf620,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons