Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3327
Tipo: TCC
Título: Guerra em alto mar: relatando a construção de um jogo de tabuleiro para a área de educação em computação
Autor(es): Oliveira, Rháleff Nascimento Rodrigues de
Primeiro Orientador: Souza, Flávia Veloso Costa
Segundo Orientador: Scaico, Pasqueline Dantas
Resumo: Jogos são usados para estimular o engajamento e o interesse de alunos de programação. Contudo, muitos desses jogos não levam em consideração princípios de game design e são considerados tediosos. Por isso, este trabalho apresenta o processo de construção do jogo de tabuleiro Guerra em Alto Mar, concebido através do game design. Apesar deste jogo não ser criado com a intenção de ensinar programação, mas para estimular o engajamento e motivar o aluno no conhecimento de Python, Guerra em Alto Mar pode ser um instumento de desenvolvimento do engajamento de alunos de diversas áreas, não apenas na computação. Este trabalho apresenta, também, o resultado do teste de jogabilidade, além do que, apresenta como esforços futuros a melhoria do conteúdo de programação abordado no Guerra em Alto Mar.
Abstract: No Abstract.
Palavras-chave: Design de Games
Game Design
Programação - Ensino
Jogos educativos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3327
Data do documento: 2-Jun-2017
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RNRO14062017.pdf79,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons