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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33276
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | A modalização como um fenômeno semântico-argumentativo e pragmático no gênero projeto pedagógico de curso do ensino superior |
metadata.dc.creator: | Silva, Vanessa Santos da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Nascimento, Erivaldo Pereira do |
metadata.dc.description.resumo: | O gênero Projeto Pedagógico de Curso possui a função de normatizar e orientar as ações e afazeres pedagógicos, reunindo as informações sobre a concepção do curso, as questões da gestão acadêmica, pedagógica e administrativa, dentre outros aspectos. Considerando que esse documento é essencial para o ensino superior, investigamos como a argumentação é construída no gênero PPC através dos fenômenos linguístico-discursivos, em especial os modalizadores discursivos, e como eles influenciam nas orientações/direcionamentos presentes no PPC. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar o funcionamento semântico-argumentativo e enunciativo do fenômeno da Modalização Discursiva, presente no gênero Projeto Pedagógico de Curso do Ensino Superior, em especial da graduação, de diferentes áreas do conhecimento. Como aporte teórico, adotamos os estudos sobre os Gêneros Discursivos propostos por Bakhtin (2002) e por Marcuschi (2008); a Teoria da Argumentação na Língua, proposta por Ducrot (1987); os estudos sobre o fenômeno da Modalização Discursiva, a partir dos estudos propostos por Lyons (1977), Cervoni (1989), Castilho e Castilho (1993), Koch (2002), Palmer (2009) e Nascimento e Silva (2012). Adotamos, como critério de classificação e análise de dados desta pesquisa, a classificação de modalizadores discursivos apresentada pelos pesquisadores Nascimento e Silva (2012). A investigação possui natureza descritiva e caráter interpretativista, pois descreve e analisa o funcionamento semântico-argumentativo do fenômeno da Modalização no gênero objeto de estudo. A pesquisa é qualitativa, pois trazemos o caráter subjetivo através das nossas análises interpretativas dos modalizadores discursivos, correlacionando-o com a função sociodiscursiva do gênero PPC. Sendo assim, o nosso corpus é composto por 06 (seis) projetos pedagógicos de curso de diferentes cursos de graduação, atendendo as seguintes áreas do conhecimento: Ciências Humanas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas, Engenharias e Ciências Biológicas. Dentro dessas áreas, foram selecionados os PPC dos cursos da Universidade Federal da Paraíba, a saber: Licenciatura em História, Medicina, Ciência da Computação, Gastronomia, Ciências de Dados para Negócios e Engenharia de Materiais. Nesses documentos, encontramos quase todos os tipos de modalizadores, com exceção da Modalização Deôntica de Proibição, como também encontramos os fenômenos de coocorrência de modalizadores; identificamos o fenômeno de dupla função modal materializada em um único modalizador discursivo. Os modalizadores mais frequentes no gênero PPC foram os delimitadores, avaliativos e os deônticos de obrigatoriedade, os quais se relacionam com a funcionalidade do gênero PPC. Através de nossas análises, encontramos diferentes tipos de efeitos de sentido gerados pelos modalizadores discursivos, sendo eles: de certeza, de delimitação, de obrigação, de instrução, de valor axiológico, dentre outros, em nosso corpus. |
Resumen : | The Pedagogical Course Project genre has the function of standardizing and guiding pedagogical actions and tasks, gathering information about the course design, academic, pedagogical and administrative management issues, among other aspects. Considering that this document is essential for higher education, we investigated how the argumentation is constructed in the PPC genre through linguistic-discursive phenomena, especially discursive modalizers, and how they influence the orientations/directions present in the PPC. In this sense, this research has the general objective of investigating the semantic-argumentative and enunciative functioning of the Discursive Modalization phenomenon, present in the Pedagogical Course Project genre of Higher Education, especially undergraduate courses, in different areas of knowledge. As a theoretical contribution, we adopted the studies on Discursive Genres proposed by Bakhtin (2002) and Marcuschi (2008); the Theory of Argumentation in Language, proposed by Ducrot (1987); studies on the phenomenon of Discursive Modalization, based on studies proposed by Lyons (1977), Cervoni (1989), Castilho and Castilho (1993), Koch (2002), Palmer (2009) and Nascimento and Silva (2012). We adopted, as a criterion for classification and data analysis of this research, the classification of discursive modalizers presented by researchers Nascimento and Silva (2012). The investigation has a descriptive nature and interpretative character, as it describes and analyzes the semantic-argumentative functioning of the phenomenon of Modalization in the genre object of study. The research is qualitative, as we bring the subjective character through our interpretative analyses of the discursive modalizers, correlating it with the sociodiscursive function of the PPC genre. Therefore, our corpus is composed of 06 (six) pedagogical projects from different undergraduate courses, covering the following areas of knowledge: Human Sciences; Health Sciences; Exact Sciences, Engineering and Biological Sciences. Within these areas, the PPCs of the courses at the Federal University of Paraíba were selected, namely: Bachelor's Degree in History, Medicine, Computer Science, Gastronomy, Data Science for Business and Materials Engineering. In these documents, we found almost all types of modalizers, with the exception of the Deontic Modalization of Prohibition, as well as the phenomena of co-occurrence of modalizers; we identified the phenomenon of double modal function materialized in a single discursive modalizer. The most frequent modalizers in the PPC genre were the delimiters, evaluatives and the deontic ones of obligation, which are related to the functionality of the PPC genre. Through our analyses, we found different types of meaning effects generated by discursive modalizers, namely: certainty, delimitation, obligation, instruction, axiological value, among others, in our corpus. |
Palabras clave : | Argumentação Modalização Gênero projeto pedagógico de curso Argumentation Modulation Gender Pedagogical Course Project |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Paraíba |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPB |
metadata.dc.publisher.department: | Linguística |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Linguística |
metadata.dc.rights: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33276 |
Fecha de publicación : | 25-jul-2024 |
Aparece en las colecciones: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística |
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