Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33279
Tipo: Dissertação
Título: Tecnologias para o mapeamento e enfrentamento da violência escolar na Paraíba
Autor(es): Santos Júnior, Francisco Ribeiro dos
Primeiro Orientador: Brennand, Edna Gusmão de Góes
Resumo: Na era da sociedade 5.0, podemos identificar um conjunto de esforços que buscam construir uma convergência harmoniosa entre avanços tecnológicos e bem-estar humano, proporcionando um aprimoramento da nossa qualidade de vida por meio de inteligência artificial e análise de dados, por exemplo. Paralelamente a estes avanços, nossa realidade contemporânea enfrenta um desafio assustador, que suscita preocupações e apreensões: a crescente incidência de atos violentos no ambiente escolar. Face ao exposto, buscamos com esta pesquisa investigar bases conceituais para prototipação de um sistema para o mapeamento e enfrentamento à violência escolar e ao bullying na Paraíba. Trata-se de um estudo que busca nas tecnologias, uma provável resposta à incidência desses fenômenos nas instituições paraibanas de ensino, podendo ser replicadas futuramente para todo o Brasil. Consiste um uma análise exploratório, em forma de pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, cujo percurso metodológico tem início na investigação sobre a violência escolar na Paraíba; passa pela busca de ferramentas tecnológicas de mapeamento e enfrentamento à violência escolar e estaciona na concepção de um protótipo de sistema para esta mesma finalidade. Os resultados mostraram que, apesar de uma legislação bem objetiva nesta temática, há a ausência de dados estruturados sobre violências ocorridas em escolas no estado da Paraíba, dificultando a construção de uma tipologia desses atos, bem como, a implementação efetiva de estratégias de enfrentamento. As ferramentas encontradas perpassam por partes válidas, porém muito específicas, para este mapeamento e enfrentamento a estes incidentes. Por último, são apresentados, discutidos e prototipados os requisitos essenciais que fundamentam o desenvolvimento do SIMOVE: Sistema de Monitoramento da Violência Escolar.
Abstract: In the era of society 5.0, we can identify a set of efforts that seek to build a harmonious convergence between technological advances and human well-being, providing an improvement in our quality of life through artificial intelligence and data analysis, for example. Alongside the latest advances, our contemporary reality faces a frightening challenge, which raises concerns and apprehensions: a growing incidence of violence in the school environment. Given the above, with this research we seek to investigate conceptual bases for prototyping a system for mapping and coping with school violence and bullying in Paraíba. It is a research that seeks in technologies, a probable response to the incidence of school violence and bullying in educational institutions in Paraíba, which can be replicated in the future throughout Brazil. This is an exploratory study, in the form of a qualitative bibliographical research, whose methodological path begins with the investigation of school violence in Paraíba; it goes through the search for technological tools for mapping and coping with school violence and stops at the conception of a prototype system to help in mapping and coping with school violence. The results showed that, despite very objective legislation on this issue, there is a lack of structured data on school violence in the state of Paraíba, making it difficult to build a typology of these acts, as well as the implementation of coping strategies. The injuries suffered were permeated by valid, but very specific, parts of mapping and coping with school violence and bullying. Finally, the essential requirements that support the development of SIMOVE: School Violence Monitoring System are presented, discussed and prototyped.
Palavras-chave: Violência escolar
Bullying
Tecnologias digitais
Estado da Paraíba
Digital technologies
Violence at school
Bullying
Cyberbullying
Paraíba
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33279
Data do documento: 25-Set-2023
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FranciscoRibeiroDosSantosJúnior_Dissert.pdf2,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
FranciscoRibeiroDosSantosJúnior_Dissert_Ficha_SIGAA.pdf2,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons