Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33309
Tipo: Dissertação
Título: A leitura crítica como instrumento de educação decolonial na educação escolar do povo Kanela/Memortunré, Aldeia Escalvado, MA
Autor(es): Silva, Solange Maria Pereira da
Primeiro Orientador: Rodrigues, Tiago de Aguiar
Resumo: A Educação escolar indígena atende a um público diferenciado e com um histórico de opressão marcado pela colonialidade do poder; assim, faz-se necessário que o ensino nas escolas indígenas supere as marcas da colonialidade, tanto em relação aos currículos, quanto em relação às abordagens dos conteúdos. Nesse sentido, defende-se uma educação decolonial para o povo Kanela/memortunré por meio da leitura crítica. Este trabalho tem por objetivo geral: investigar o espaço da língua portuguesa e o papel da leitura crítica no processo de escolarização do povo Kanela. Como objetivos específicos: analisar as políticas linguísticas definidas pelo referencial curricular para a educação indígena no Maranhão e para o povo Kanela/memortunré; compreender as orientações do REICE/MA1 para o ensino de língua indígena e da língua portuguesa orientada pela BNCC no novo ensino médio para as escolas indígenas; propor um curso de extensão aos professores do ensino médio da aldeia Escalvado sobre leitura crítica. Para fundamentar os estudos sobre decolonialidade, bilinguismo e interculturalidade na educação escolar indígena, nos referenciamos em Freire (1976, 1978), Walsh (2009), Santos (2009, 2010), Candau (2008, 2010, 2015, 2016), Pimentel da Silva (2004, 2015, 2017, 2019, 2020), Meliá (1979). Para analisar as políticas públicas para educação indígena no Brasil e no Maranhão, utilizaremos o referencial teórico de Grupioni (2002), Coelho (2002,2009,2015), Brasil (1988,1996), RCNEI (1998) REICE/MA (2021). Para embasar as reflexões sobre o eixo leitura, no componente curricular Língua Portuguesa na educação indígena, visando ao letramento crítico, adotaremos como referencial Maher (1991, 1994, 2007), Santos (2018, 2019, 2020, 2021), Cavalcante (1999), Nascimento (2012), Kleiman (2005, 2006), Jurado e Rojo (2006), entre outros. Este estudo trouxe como benefícios diretos e imediatos a compreensão da educação escolar indígena ofertada ao povo kanela/memortunré, o qual verificou-se que a mesma permanece colonialista tanto em relação aos currículos quanto às abordagens dos conteúdos. Comprovou-se que não há nenhuma política linguística implementada pelo Estado do Maranhão para que ocorra a articulação entre a língua kanela e a língua portuguesa no processo de escolarização desse povo, logo os estudantes não desenvolvem as competências linguísticas desejadas na Educação Básica e como consequência são prejudicados quando concorrem com os não indígenas. Diante disso, a educação escolar do povo kanela necessita de uma política linguística para desenvolver as competências linguísticas em língua portuguesa, como forma de promover a equidade intelectual entre indígenas e não indígenas. Para isso sugerimos com base em Hamel (2010, 2009) que a língua kanela seja preparada para o ensino escolar. A pesquisa utilizou a abordagem qualitativa, e foi constituída de uma pesquisa-ação, tendo como produto um projeto de curso de extensão para ser desenvolvido na vigência do ano de 2024 na escola General Bandeira de Melo, aldeia Escavado. O curso tem como temática: Ensino decolonial: Abordagem dos gêneros textuais orais e escritos em língua portuguesa para o letramento intercultural do povo kanela/memortunré.
Abstract: Indigenous school education serves a differentiated audience with a history of oppression marked by the coloniality of power; Thus, it is necessary for teaching in indigenous schools to overcome the marks of coloniality, both in relation to curricula and in relation to content approaches. In this sense, a decolonial education for the Kanela/memortunré people is defended through critical reading. This work has the general objective: to investigate the space of the Portuguese language and the role of critical reading in the schooling process of the Kanela people. Specific objectives: analyze the language policies defined by the curricular framework for indigenous education in Maranhão and for the Kanela/memortunré people; understand the REICE/MA guidelines for teaching indigenous language and Portuguese language guided by BNCC in the new secondary education for indigenous schools; propose an extension course for high school teachers in the village of Escalvado on critical reading. To support studies on decoloniality, bilingualism and interculturality in indigenous school education, we refer to Freire (1976, 1978), Walsh (2009), Santos (2009, 2010), Candau (2008, 2010, 2015, 2016), Pimentel da Silva (2004, 2015, 2017, 2019, 2020), Meliá (1979). To analyze public policies for indigenous education in Brazil and Maranhão, we will use the theoretical framework of Grupioni (2002), Coelho (2002,2009,2015), Brasil (1988,1996), RCNEI (1998) REICE/MA (2021) . To support reflections on the reading axis, in the Portuguese Language curricular component in indigenous education, aiming at critical literacy, we will adopt as references Maher (1991, 1994, 2007), Santos (2018, 2019, 2020, 2021), Cavalcante (1999) , Nascimento (2012), Kleiman (2005, 2006), Jurado and Rojo (2006), among others. This study brought direct and immediate benefits to the understanding of indigenous school education offered to the Kanela/Memortunré people, which revealed that it remains colonialist both in relation to the curricula and approaches to content. It was proven that there is no language policy implemented by the State of Maranhão to ensure articulation between the Kanela language and the Portuguese language in the schooling process of these people, so students do not develop the desired language skills in Basic Education and as a consequence are disadvantaged when they compete with non-indigenous people. Given this, the school education of the Kanela people requires a linguistic policy to develop linguistic skills in Portuguese, as a way of promoting intellectual equity between indigenous and non-indigenous people. To this end, we suggest, based on Hamel (2011, xxxx), that the Kanela language be prepared for school teaching. The research used a qualitative approach, and consisted of action research, with the product being an extension course project to be developed in 2024 at the General Bandeira de Melo school, Escavado village. The course's theme is: Decolonial teaching: Approach to oral and written textual genres in Portuguese for the intercultural literacy of the Kanela/Memortunré people.
Palavras-chave: Educação indígena
Educação decolonial
Leitura crítica
Letramento crítico
Decolonial education
Critical reading
Critical literacy
Indigenous school education
Portuguese language
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística e ensino
Programa: Mestrado Profissional em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33309
Data do documento: 18-Dez-2023
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SolangeMariaPereiraDaSilva_Dissert.pdf2,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons