Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3330
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maria Goreth da-
dc.date.accessioned2018-01-04T11:57:20Z-
dc.date.available2013-10-02-
dc.date.available2018-01-04T11:57:20Z-
dc.date.issued2013-08-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3330-
dc.description.abstractThis work ponders the importance of the literary readings in the pedagogical practice. Investigates, more precisely, how the teachers that work on the “pré-I”, “pré-II” and the 1 st grade of primary school of Antonio Trovão de Melo‟s School, sited on Caturité – PB, appropriate themselves of the literary reading in the school. It starts with the assumption that children literature should be used daily by the teacher, whether in the classroom or in another available spaces in the institution. In this sense, it is up to the teacher motivate the reading practice, awaking in the children the pleasure of reading and theirs imaginative capacity. This is a qualitative study, which refers to the area of Education, and counts on the questionnaire application as a technique for data collecting. The obtained results show that the teachers make a little use of children‟s literature in school, although they consider it as a tool that can act in the formation of future readers, and in the development of the creative and imaginative activity of students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-01-04T11:57:20Z No. of bitstreams: 1 MGS02102013.pdf: 439429 bytes, checksum: 130b3b87de888a01e82c68e46390d911 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-04T11:57:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MGS02102013.pdf: 439429 bytes, checksum: 130b3b87de888a01e82c68e46390d911 (MD5) Previous issue date: 2013-08-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleUma análise sobre a inserção da leitura literária nas práticas pedagógicas da educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Faheina, Evelyn Fernandes Azevedo-
dc.description.resumoEste trabalho reflete sobre a importância da leitura literária nas práticas pedagógicas. Investiga, mais precisamente, como as professoras que lecionam no pré-I e pré-II, da Escola Antônio Trovão de Melo, no município de Caturité- PB se apropriam da leitura literária no espaço escolar. Parte do pressuposto de que a literatura infantil deve ser utilizada cotidianamente pelo professor, quer seja em sala de aula, quer seja em outros espaços disponíveis na instituição. Nesse sentido, cabe ao professor incentivar a prática da leitura, despertando nas crianças o gosto de ler e sua capacidade imaginativa. Trata- se de um estudo de natureza qualitativa, que recorre ao campo da Educação, e conta com a aplicação do questionário como técnica de coleta de dados. Os resultados obtidos evidenciam que as professoras pouco utilizam a literatura infantil no espaço escolar, embora considerem uma ferramenta que pode atuar na constituição de futuros leitores e no desenvolvimento da atividade criativa e imaginativa dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MGS02102013.pdf429,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.