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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33319
Tipo: Dissertação
Título: Análise do potencial eólico produzido pelo deslocamento de ar durante a passagem de veículos em uma rodovia federal : um estudo de caso na BR 101 no Estado da Paraíba
Autor(es): Mesquita, Emmanuelle Carneiro de
Primeiro Orientador: Lago, Taynara Geysa Silva do
Resumo: Diante do aumento da demanda por energia, há necessidade da utilização de mais fontes de energias renováveis que permitam um fornecimento sustentável contribuindo para a mitigação de impactos ambientais. A energia eólica é produzida da força dos ventos e é considerada uma fonte de energia limpa, conforme seja gerada, pode titular uma matriz alternativa utilizando novas tecnologias para tal produção. Há geradores eólicos em várias escalas e formas e opções não convencionais de protótipos têm sido proposto. Dentre eles, existe o aerogerador de pequeno porte que transforma o fluxo de ar gerado por veículos trafegando na rodovia em eletricidade, tornando-se uma fonte sustentável para infraestrutura e podendo ser utilizada para pequenas cargas nas redes principais. Esta dissertação analisou a velocidade do vento gerada pela passagem de veículos na Rodovia BR 101, km 101, no trecho do Estado da Paraíba. O potencial da energia eólica da rodovia originado por meio dos veículos em movimento pode atingir ventos de até 11 m/s dependendo da velocidade, intensidade e tamanho do veículo. A velocidade foi estimada por anemômetros digitais instalados nas laterais da Rodovia, onde registrava a velocidade em diferentes alturas e distâncias e variação de ângulos. Os resultados obtidos diante das condições climáticas registraram uma média eficiente e satisfatórias para produção de energia em pequena escala. As velocidades registradas pelo anemômetro in locu em comparativo com as registradas pela estação meteorológica do INMET se mostraram superiores, confirmando que as esteiras de vento criadas pelo deslocamento do veículo na via contribuem consideravelmente com o aumento da velocidade. Com base no potencial das velocidades de vento e altura do aparato experimental, foram selecionados cinco tipos de aerogeradores de pequeno porte comercial que podem girar em baixa velocidade. Dentre eles o modelo ENB-500W VAWT e ENB-300W-HQS VAWT se destacaram, apresentando desempenho superior que os demais. Por fim, diante de todo o levantamento de dados, comprovou que a captação de energia da rodovia é algo promissor, uma alternativa de geração de energia sustentável, dispondo de benefícios como, menos poluente, melhoria na saúde humana, economia a longo prazo, aplicação e incorporação no desenvolvimento energético do sistema público, beneficiando a sociedade.
Abstract: Given the increase in demand for energy, there is a need to use more renewable energy sources that allow a sustainable supply, contributing to the mitigation of environmental impacts. Wind energy is produced from the force of winds and is considered a source of clean energy, as it is generated, it can be used in an alternative matrix using new technologies for such production. There are wind generators in various scales and shapes and unconventional prototype options have been proposed. Among them, there is the small wind turbine that transforms the air flow generated by vehicles traveling on the highway into electricity, becoming a sustainable source for infrastructure and can be used for small loads on the main networks. This dissertation analyzed the wind speed generated by the passage of vehicles on Rodovia BR 101, km 101, in the section of the State of Paraíba. Highway wind energy potential originating from moving vehicles can reach wind speeds of up to 11 m/s depending on the speed, intensity and size of the vehicle. The speed was estimated by digital anemometers installed on the sides of the Highway, which recorded the speed at different heights and distances and varying angles. The results obtained under the climatic conditions recorded an efficient and satisfactory average for small-scale energy production. The speeds recorded by the on-site anemometer compared to those recorded by the INMET meteorological station were higher, confirming that the wind wakes created by the movement of the vehicle on the road contribute considerably to the increase in speed. Based on the potential wind speeds and height of the experimental apparatus, five types of small commercial wind turbines that can rotate at low speed were selected. Among them, the ENB-500W VAWT and ENB-300W-HQS VAWT models stood out, presenting superior performance than the others. Finally, given all the data collection, it proved that capturing energy from the highway is something promising, an alternative for generating sustainable energy, offering benefits such as less polluting, improvement in human health, longterm savings, application and incorporation into the energy development of the public system, benefiting society.
Palavras-chave: Energia eólica
Potencial eólico
Captação de energia - Veículo - Deslocamento do ar
Deslocamento do ar - Veículo - Rodovia federal
Wind energy
Wind potential
Highway
Energy harvesting
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia de Energias Renováveis
Programa: Programa de Pós-Graduação em Energias Renováveis
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33319
Data do documento: 31-Jan-2024
Aparece nas coleções:Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) - Programa de Pós-Graduação em Energias Renováveis

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