Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3332
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maria do Socorro Campos e-
dc.date.accessioned2018-01-04T12:36:50Z-
dc.date.available2013-09-30-
dc.date.available2018-01-04T12:36:50Z-
dc.date.issued2013-08-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3332-
dc.description.abstractThis monographic work aims to reflect, according to some theorists, onthe teaching of the Visual Arts in early childhood education, this made a field research with application of questionnaire on teaching unit in the municipality of Ipojuca-PE, seeking in this way a dialogue between authors and educators, since it is used this mechanism in the development of a child in early childhood education. The data analysis revealed that teaching os arts design buit by educators searched relevant traditional practices continue. It should be noted that the Visual Arts develop in children the ability to represent, interpret, imagine, understand what the fence and also yourself as a person in the world.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-01-04T12:36:50Z No. of bitstreams: 1 MSCS30092013.pdf: 503299 bytes, checksum: a5415cf57a0c75de8962769523a573c9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-04T12:36:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MSCS30092013.pdf: 503299 bytes, checksum: a5415cf57a0c75de8962769523a573c9 (MD5) Previous issue date: 2013-08-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.titleO ensino de artes visuais na educação infantil: um olhar sobre uma escola municipal de Ipojucapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Assis, Cristiane Sousa de-
dc.description.resumoO presente trabalho monográfico tem por objetivo refletir sobre o ensino das artes visuais na educação infantil, a partir de algumas bases teóricas, a exemplo do Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI, 1998) e Ferraz e Fusari (2009), dentre outros. A pesquisa foi realizada com professoras da Educação Infantil em uma unidade de ensino pública, localizada no município de Ipojuca/PE. Para tanto, foi empregada uma abordagem metodológica qualitativa, descritiva e exploratória, buscando desta maneira uma interlocução entre autores da área e educadores da infantil. A análise de dados revelou que a concepção de ensino das artes construída pelos educadores pesquisados continua pertinente nas práticas tradicionais. Verificou-se um consenso de que as artes visuais desenvolvem na criança a capacidade de representar, interpretar, imaginar, compreender o que a cerca e também a si mesmo como individuo no mundo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MSCS30092013.pdf491,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.