Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3332Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Maria do Socorro Campos e | - |
| dc.date.accessioned | 2018-01-04T12:36:50Z | - |
| dc.date.available | 2013-09-30 | - |
| dc.date.available | 2018-01-04T12:36:50Z | - |
| dc.date.issued | 2013-08-23 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3332 | - |
| dc.description.abstract | This monographic work aims to reflect, according to some theorists, onthe teaching of the Visual Arts in early childhood education, this made a field research with application of questionnaire on teaching unit in the municipality of Ipojuca-PE, seeking in this way a dialogue between authors and educators, since it is used this mechanism in the development of a child in early childhood education. The data analysis revealed that teaching os arts design buit by educators searched relevant traditional practices continue. It should be noted that the Visual Arts develop in children the ability to represent, interpret, imagine, understand what the fence and also yourself as a person in the world. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-01-04T12:36:50Z No. of bitstreams: 1 MSCS30092013.pdf: 503299 bytes, checksum: a5415cf57a0c75de8962769523a573c9 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-01-04T12:36:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MSCS30092013.pdf: 503299 bytes, checksum: a5415cf57a0c75de8962769523a573c9 (MD5) Previous issue date: 2013-08-23 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Artes visuais | pt_BR |
| dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
| dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
| dc.title | O ensino de artes visuais na educação infantil: um olhar sobre uma escola municipal de Ipojuca | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Assis, Cristiane Sousa de | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho monográfico tem por objetivo refletir sobre o ensino das artes visuais na educação infantil, a partir de algumas bases teóricas, a exemplo do Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI, 1998) e Ferraz e Fusari (2009), dentre outros. A pesquisa foi realizada com professoras da Educação Infantil em uma unidade de ensino pública, localizada no município de Ipojuca/PE. Para tanto, foi empregada uma abordagem metodológica qualitativa, descritiva e exploratória, buscando desta maneira uma interlocução entre autores da área e educadores da infantil. A análise de dados revelou que a concepção de ensino das artes construída pelos educadores pesquisados continua pertinente nas práticas tradicionais. Verificou-se um consenso de que as artes visuais desenvolvem na criança a capacidade de representar, interpretar, imaginar, compreender o que a cerca e também a si mesmo como individuo no mundo. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MSCS30092013.pdf | 491,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
