Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33332
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Ihellen Hértilla Sinésio Cândido da-
dc.date.accessioned2025-02-03T16:46:25Z-
dc.date.available2024-05-13-
dc.date.available2025-02-03T16:46:25Z-
dc.date.issued2024-05-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33332-
dc.description.abstractThis study investigated the importance of reflective practice in the Mathematics Teaching Laboratory for the initial training of teachers. Based on a qualitative, exploratory, and bibliographic approach, the methodological procedures involved literature review, classroom observation, and activity analysis. The results emphasized the relevance of reflective practice in promoting the development of pedagogical skills and preparing future educators to face educational challenges. The initial teacher training should integrate theory and practice, fostering critical and collaborative reflection for more meaningful and inclusive teaching. The research was conducted at Campus IV of the Federal University of Paraíba, with the participation of Mathematics undergraduates, highlighting the importance of reflection in problem-solving and the interaction between theory and practice. The findings contribute to the improvement of pedagogical approaches in the context of the Mathematics Teaching Laboratory and to the formation of more reflective and effective teachers.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marciel Oliveira (marciel.oliveira@ccae.ufpb.br) on 2024-12-13T18:41:48Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IhellenHertillaSinesioCândidodaSilva_TCC.pdf: 2004379 bytes, checksum: 164d6eb9026d0a925fa2073449b26e93 (MD5) IhellenHertillaSinesioCândidodaSilva_TERMO.pdf: 190629 bytes, checksum: 1699d43730bdcc528775cdc4075ed117 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Andreia Azevedo (andreia.azevedo@ccae.ufpb.br) on 2025-02-03T16:46:25Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IhellenHertillaSinesioCândidodaSilva_TCC.pdf: 2004379 bytes, checksum: 164d6eb9026d0a925fa2073449b26e93 (MD5) IhellenHertillaSinesioCândidodaSilva_TERMO.pdf: 190629 bytes, checksum: 1699d43730bdcc528775cdc4075ed117 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-03T16:46:25Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IhellenHertillaSinesioCândidodaSilva_TCC.pdf: 2004379 bytes, checksum: 164d6eb9026d0a925fa2073449b26e93 (MD5) IhellenHertillaSinesioCândidodaSilva_TERMO.pdf: 190629 bytes, checksum: 1699d43730bdcc528775cdc4075ed117 (MD5) Previous issue date: 2024-05-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPrática reflexivapt_BR
dc.subjectFormação inicial de professorespt_BR
dc.subjectLaboratório de ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.titleA importância da prática reflexiva na formação inicial de professores de matemática: uma análise a partir de experiências no laboratório de ensino de matemáticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Paiva, Jussara Patrícia Andrade Alves-
dc.description.resumoEste estudo investigou a importância da prática reflexiva no Laboratório de Ensino de Matemática para a formação inicial de professores. Baseado em uma abordagem qualitativa, exploratória e bibliográfica, os procedimentos metodológicos envolveram pesquisa bibliográfica, observação de aulas e análise de atividades. Os resultados destacaram a relevância da prática reflexiva na promoção do desenvolvimento de habilidades pedagógicas e na preparação dos futuros docentes para enfrentar os desafios educacionais. A formação inicial de professores deve integrar teoria e prática, promovendo uma reflexão crítica e colaborativa para um ensino mais significativo e inclusivo. A pesquisa foi realizada no Campus IV da Universidade Federal da Paraíba, com participação de licenciandos em Matemática, evidenciando a importância da reflexão na resolução de problemas e na interação entre teoria e prática. Os resultados contribuem para o aprimoramento das abordagens pedagógicas no contexto do Laboratório de Ensino de Matemática e para a formação de professores mais reflexivos e eficazes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IhellenHertillaSinesioCândidodaSilva_TCC.pdfTCC1,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
IhellenHertillaSinesioCândidodaSilva_TERMO.pdfTERMO186,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons