Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33348
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTavares, Nathalia da Silva-
dc.date.accessioned2025-02-04T10:42:59Z-
dc.date.available2024-12-31-
dc.date.available2025-02-04T10:42:59Z-
dc.date.issued2024-12-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33348-
dc.description.abstractIn the area of Chemistry, many teachers still adopt the traditional model, which makes learning the subject difficult. In this context, the adoption of active methodologies, especially the problem-based teaching strategy, emerges as a promising alternative to overcome these limitations. By proposing that students solve contextualized and relevant problems, the Problem-Solving approach seeks to stimulate autonomy, creativity, and critical reflection, offering a more dynamic educational experience. Based on this scenario, this study aims to analyze the perception of Chemistry teachers from public schools about the teaching strategy based on Problem-Solving. The research, of a qualitative nature, was conducted with five teachers from the city of Areia-PB, through face-to-face and online interviews, lasting approximately 40 minutes, using a script with 13 questions. Data analysis was performed based on Bardin's Content Analysis, which includes steps to categorize and code the interviewees' responses. The results revealed that teachers still have a limited understanding of the difference between problems and exercises, and are unaware of the stages of Problem Solving, which are essential for its effective implementation. Factors that both facilitate and hinder the development of this teaching strategy were also identified. It was concluded that it is essential to provide ongoing training to teachers on Problem Solving, in addition to encouraging them to reflect on their pedagogical practices, so that they can facilitate the process of teaching and learning Chemistry, motivating students and making them more active and protagonists of their learning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Roberval Silva (ber-val@hotmail.com) on 2025-02-04T10:42:59Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) NST04022025 - MQ103.pdf: 711692 bytes, checksum: 705671f807b3ce29712a4dff71d5ca06 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-04T10:42:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) NST04022025 - MQ103.pdf: 711692 bytes, checksum: 705671f807b3ce29712a4dff71d5ca06 (MD5) Previous issue date: 2024-12-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectProblemapt_BR
dc.titleEnsino de quÍmica e a estratégia de resolução de problemas: perspectivas dos professores da educação básica da cidade de Areia - PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Freitas, Amanda Pereira de-
dc.contributor.advisor-co1Santos, Maria Bretania Hermenegildo dos-
dc.description.resumoNa área de Química, muitos professores ainda adotam o modelo tradicional, o que dificulta o aprendizado da disciplina. Nesse contexto, a adoção de metodologias ativas, especialmente a estratégia de ensino baseada em problemas, surge como uma alternativa promissora para superar essas limitações. Ao propor que os alunos resolvam problemas contextualizados e relevantes, a Resolução de Problemas busca estimular a autonomia, a criatividade e a reflexão crítica, oferecendo uma experiência educativa mais dinâmica. Baseado nesse cenário, este estudo tem como objetivo analisar a percepção dos professores de Química de escolas públicas sobre a estratégia de ensino baseada na Resolução de Problemas. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada com cinco docentes do município de Areia PB, por meio de entrevistas presenciais e online, com duração aproximada de 40 minutos, utilizando um roteiro com 13 perguntas. A análise dos dados foi realizada com base na Análise de Conteúdo de Bardin, que inclui etapas para categorizar e codificar as respostas dos entrevistados. Os resultados revelaram que os professores ainda possuem uma compreensão limitada sobre a diferença entre problemas e exercícios, além de desconhecerem as etapas da Resolução de Problemas, essenciais para sua implementação eficaz. Identificaram-se, também, fatores que tanto facilitam quanto dificultam o desenvolvimento da mesma. Conclui-se que é fundamental proporcionar formação continuada aos professores sobre a Resolução de Problemas, além de incentivá-los a refletir sobre suas práticas pedagógicas, para que possam facilitar o processo de ensino e aprendizagem da Química, motivando os alunos e tornando-os mais ativos e protagonistas de seu aprendizado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentQuímica e Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRÁRIAS:: QUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NST04022025 - MQ103.pdf695,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons