Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33354
Tipo: TCC
Título: Análise do nível de conhecimento financeiro dos lojistas do Shopping Sebrae de João Pessoa
Autor(es): Vasconcelos, Leoni Antunes de Queiroga
Primeiro Orientador: Lucena, Rosivaldo de Lima
Resumo: O presente estudo tem como objetivo fazer uma análise do nível de conhecimento financeiro dos lojistas do Shopping SEBRAE de João Pessoa, tendo em vista a tamanha importância que essa ferramenta tem para o campo do Empreendedorismo. Para isso foi necessário ser feito um questionário com o objetivo de analisar o perfil dos participantes e uma pesquisa qualitativa em formato de entrevista para verificar a gestão dos participantes. A partir da análise chegou-se ao resultado que o nível de conhecimento financeiro dos participantes é baixo, demonstrando um grande despreparo em várias partes de sua gestão, tal como na gestão financeira, gestão de estoques, gestão tributária, gestão de riscos, dificuldade em precificar seus produtos e mix de produtos que não é bem definido. Tal despreparo acarreta em uma série de deficiências que acabam afetando outras áreas da gestão. Por fim, foram sugeridas soluções e ações que podem melhorar a gestão e o controle financeiro destes lojistas, fazendo com que seus negócios tenham um crescimento exponencial.
Abstract: No abstract.
Palavras-chave: Alfabetização financeira
Empreendedorismo
Controle financeiro
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33354
Data do documento: 22-Abr-2024
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAQV27122024.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons