Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33370
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Paulo Roberto de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-02-05T16:49:58Z-
dc.date.available2024-08-13-
dc.date.available2025-02-05T16:49:58Z-
dc.date.issued2024-07-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33370-
dc.description.abstractThe precarious walking conditions in our cities are largely the result of a car-oriented urban planning approach that does not prioritize pedestrians. This problem is even worse for the elderly population, which, although growing, faces greater restrictions when walking. This dissertation aims to understand the relationship of the elderly with urban mobility, investigating physical, environmental, and social factors associated with the walkability of this group. The pedestrian infrastructure of the IBGE census sector (2010) with the highest number of elderly people in the city of João Pessoa, Paraíba, was the object of study for this research. Initially, a Segment Angular Analysis (SAA) was conducted to identify the road segments most used by pedestrians in this spatial cutout. Next, a Behavioral Analysis was carried out through behavioral mapping, photographic surveys, and searching for urban traces. Subsequently, the Elderly Walkability Index (EWI) was constructed and applied in this spatial cutout, drawing from other walkability indices that address the elderly, allowing the identification of the facilities and challenges faced during pedestrian movement across different categories and attributes. Finally, the EWI categories and attributes were evaluated and weighted through the application of questionnaires with the elderly. The index results reveal the existence of basic infrastructure for walkability in the study area, but with a need for improvement in all explored categories. The questionnaire results demonstrated the elderly's dissatisfaction with the quality of public spaces and some discrepancies concerning the EWI scores.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2025-02-05T16:49:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PauloRobertoDeOliveiraSilva_Dissert.pdf: 12931375 bytes, checksum: 39678ce2d6200b1fc4488a198f2067e1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-05T16:49:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PauloRobertoDeOliveiraSilva_Dissert.pdf: 12931375 bytes, checksum: 39678ce2d6200b1fc4488a198f2067e1 (MD5) Previous issue date: 2024-07-09en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEspaço públicopt_BR
dc.subjectCaminhabilidadept_BR
dc.subjectPopulação idosapt_BR
dc.subjectPlanejamento urbanopt_BR
dc.subjectPublic spacept_BR
dc.subjectWalkabilitypt_BR
dc.subjectElderly populationpt_BR
dc.titleIdoso e cidade a pé: avaliação dos padrões de caminhabilidade em uma área urbana de João Pessoa, Paraíbapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Filho, Mauro Normando Macêdo Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0469020348899233pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Negrão, Ana Gomes-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1328597310295788pt_BR
dc.creator.LattesLattes não encontrado em 05/02/2025.pt_BR
dc.description.resumoAs precárias condições de caminhabilidade de nossas cidades são, em grande parte, consequentes de um planejamento urbano rodoviarista que não prioriza os pedestres. Este problema é ainda pior para a população idosa que, embora esteja em crescimento, enfrenta maiores restrições para caminhar. A presente dissertação busca compreender a relação do público idoso com a mobilidade urbana, investigando fatores físicos, ambientais e sociais que estão associados à caminhabilidade deste grupo. A infraestrutura pedonal do setor censitário do IBGE (2010) com a maior quantidade de idosos na cidade de João Pessoa, Paraíba, foi o objeto de estudo desta pesquisa. Para isso, inicialmente, uma Análise Angular de Segmentos (ASA) foi realizada para identificar os trechos de vias mais utilizados pelos pedestres nesse recorte espacial. Em seguida, uma Análise Comportamental foi empreendida, por meio de mapeamento comportamental, levantamento fotográfico e busca por vestígios urbanos. Posteriormente, o Índice de Caminhabilidade do Idoso (ICI) foi construído e aplicado neste recorte espacial, a partir da contribuição de outros índices de caminhabilidade que abordam o público idoso, permitindo identificar as facilidades e desafios enfrentados durante o deslocamento do pedestre em diferentes categorias e atributos. Por fim, as categorias e os atributos do ICI foram avaliados e ponderados, por meio da aplicação de questionários com os idosos. Os resultados do índice revelam a existência de uma infraestrutura básica para a caminhabilidade na área de estudo, porém com necessidade de melhoria em todas as categorias exploradas. Já os resultados do questionário demonstraram a insatisfação dos idosos com a qualidade dos espaços públicos e algumas divergências em relação aos escores do ICI.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PauloRobertoDeOliveiraSilva_Dissert.pdf12,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons