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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33374
Tipo: Dissertação
Título: A prática da escrita para além do copismo no 5º ano do ensino fundamental: uma mediação sob as lentes dos estudos do letramento
Autor(es): Albuquerque, Adenailde Maria Soares de
Primeiro Orientador: Farias, Luana Francisleyde Pessoa de
Resumo: Esta pesquisa, situada na área da Linguística Aplicada, tem como objeto de estudo as práticas de escrita mobilizadas para intervir na formação de alunos copistas/copiadores dentro do processo de alfabetização em contexto de letramento. O copismo, neste trabalho, é compreendido como uma prática pedagogicamente obsoleta e que se opõe à escrita enquanto prática social. O interesse em contribuir com o avanço na proficiência escritora a partir de práticas de escrita socialmente situadas e de um processo de alfabetização em contexto de letramento originou-se das inquietações sobre a prática docente nas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF) e das reflexões sobre as dificuldades que as crianças, da escola pública, enfrentam para se alfabetizar. Dessa forma, a pesquisa guiou-se por um questionamento: como desenvolver práticas pedagógicas mais significativas, dentro do processo de alfabetização e letramento, para intervir na formação de alunos meramente copistas? Por conseguinte, o objetivo geral da pesquisa é analisar as práticas de escrita socialmente situadas como alternativas para intervir na formação de alunos meramente copistas a fim de torná-los escritores proficientes. Percorreu-se as seguintes perspectivas teórico-metodológicas: as teorias da aprendizagem sociocultural de Vygotsky (1987) e construtivistas de Piaget, além das proposições de Freire (2001, 1967, 2011); Street (2014); Kleiman (2016, 1995, 2024); Tfouni (1988); Geraldi (2002); Soares (1996, 2020, 2021, 2023); entre outros. Esta é uma pesquisa-ação de natureza aplicada, de abordagem qualitativa e intervencionista. Os participantes da pesquisa foram alunos do 5º ano do EF, de uma escola pública da rede municipal em Santa Rita/PB. A pesquisa se desenvolveu a partir de duas etapas metodológicas, a primeira referente ao gênero textual receita culinária e a segunda ao gênero textual manual de instrução de brinquedo. Utilizamos como instrumento geradores de dados a observação participante, as rodas de conversas e as oficinas pedagógicas. A análise dos dados considerou as produções textuais dos estudantes a partir das categorias de análise elencadas para orientar práticas de escrita situadas: Forma de composição do texto, Análise linguística e semiótica (ortografização) e a Escrita autônoma. Constatouse a importância de levar à sala de aula práticas socialmente situadas de uso da língua escrita, de alfabetizar partindo do texto e voltando para ele. Foi a partir da compreensão do contexto de produção, da reflexão sobre os desvios e suas causas (ortografização) que pudemos acompanhar mudanças na forma como os estudantes percebiam os textos e sua produção, ou seja, este estudo demonstrou que as práticas de escrita socialmente situadas desenvolvidas a partir de oficinas pedagógicas, de estratégias criativas e sistematizadas podem potencializar uma escrita mais autônoma e significativa.
Abstract: This research, situated in the area of Applied Linguistics, has as its object of study the writing practices mobilized to intervene in the training of students who are copyists/copyists within the literacy process in a literacy context. Copyism, in this work, is understood as a pedagogically obsolete practice that opposes writing as a social practice. The interest in contributing to the advancement of writing proficiency based on socially situated writing practices and a literacy process in a literacy context originated from concerns about teaching practices in the initial years of Elementary School (EF) and from reflections on the difficulties that children in public schools face in learning to read and write. Thus, the research was guided by a question: how to develop more significant pedagogical practices, within the literacy and literacy process, to intervene in the training of students who are merely copyists? Therefore, the general objective of the research is to analyze socially situated writing practices as alternatives to intervention in the training of students who are merely copyists in order to make them proficient writers. The following theoretical-methodological perspectives were used: Vygotsky's (1987) sociocultural learning theories and Piaget's constructivist theories, in addition to the propositions of Freire (2001, 1967, 2011); Street (2014); Kleiman (2016, 1995, 2024); Tfouni (1988); Geraldi (2002); Soares (1996, 2020, 2021, 2023); among others. This is an applied action research, with a qualitative and interventionist approach. The research participants were 5th grade EF students from a public school in the municipal network in Santa Rita/PB. The research was developed based on two methodological stages, the first referring to the text genre of culinary recipes and the second to the text genre of toy instruction manuals. We used participant observation, discussion groups and pedagogical workshops as data-generating instruments. Data analysis considered the students' textual productions based on the analysis categories listed to guide situated writing practices: Text composition form, Linguistic and semiotic analysis (orthography) and Autonomous writing. The importance of introducing socially situated practices of written language use into the classroom was noted, of teaching literacy by starting from the text and returning to it. It was from the understanding of the production context, the reflection on deviations and their causes (orthography) that we were able to monitor changes in the way students perceived the texts and their production, that is, this study demonstrated that socially situated writing practices developed from pedagogical workshops, creative and systematized strategies can enhance more autonomous and meaningful writing.
Palavras-chave: Letramento
Escrita
Copismo
Alfabetização
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Mestrado Profissional em Letras (Profletras)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33374
Data do documento: 30-Ago-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Mestrado Profissional em Letras (Profletras)

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