Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3337
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNunes, Maria Batista-
dc.date.accessioned2018-01-04T14:26:00Z-
dc.date.available2013-10-01-
dc.date.available2018-01-04T14:26:00Z-
dc.date.issued2013-08-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3337-
dc.description.abstractReading and writing are essential for the formation of the citizen, when a child comes in contact with the reading she is able to discover fascinating worlds full of mystery and adventure, the world of make-believe, where you can be all the same time. This monograph aims to analyze the problems of reading and writing in early childhood education. The study was developed by conducting field research, a qualitative approach with descriptive character. As theoretical work was prioritized studies Bortolin (2006, p. 160); Cramer and Castle (2001, p.111); Bernardino (2008, p.766); Barca Rioboo Lozano and Porto (1998), Silva (2003, p.57), Machado (2001, p. 45); Lajolo & Zilbermann (2002, p.25); Abramovich (1997, p. 17), Bakhtin (1992, p.112), Coelho (2001, p.17); Bamberguerd (2000, p.23); Maroth (1996, p.49), Freire (2001, p.28); Benzer & Luckmann (1973, p. 175); Jolibert (1994, p.14) , Martins (1999, p.34), among other authors who contributed to the realization of this monograph. In the study it was found that the causes of difficulties in reading and writing are not restricted to the classroom, but often they are mainly in the environment outside of school.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-01-04T14:26:00Z No. of bitstreams: 1 MBN01102013.pdf: 597915 bytes, checksum: 158d568fad64a3619aa1046eda306285 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-04T14:26:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MBN01102013.pdf: 597915 bytes, checksum: 158d568fad64a3619aa1046eda306285 (MD5) Previous issue date: 2013-08-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.titleDificuldades de aprendizagem em leitura e escrita nas séries iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Menezes, Ana Célia Silva-
dc.description.resumoA leitura e a escrita são essenciais para a formação do cidadão, quando uma criança entra em contato com a leitura ela é capaz de descobrir mundos fascinantes, cheio de mistérios e aventuras, o mundo de faz de conta, em que é possível ser tudo ao mesmo tempo. O presente trabalho monográfico tem o objetivo de analisar a problemática da leitura e escrita na educação infantil. O estudo foi desenvolvido mediante a realização de uma pesquisa de campo, numa abordagem qualitativa com caráter descritivo. Como fundamentação teórica do trabalho priorizou-se os estudos de Bortolin (2006, p. 160); Cramer e Castle (2001, p.111); Bernardino (2008, p.766); Barca Lozano e Porto Rioboo (1998); Silva (2003, p.57); Machado (2001, p. 45); Lajolo & Zilbermann (2002, p.25); Abramovich (1997, p. 17); Bakthin (1992, p.112); Coelho (2001, p.17); Bamberguerd (2000, p.23); Marote (1996, p.49); Freire (2001, p.28); Benzer &Luckmann (1973, p. 175); Jolibert (1994, p.14); Martins (1999, p.34), entre outros autores que contribuíram para a realização deste trabalho monográfico. Com o estudo percebeu-se que as causas das dificuldades de leitura e escrita não estão restritas à sala de aula, mas muitas vezes se encontram principalmente no ambiente fora da escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MBN01102013.pdf583,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.