Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3337Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Nunes, Maria Batista | - |
| dc.date.accessioned | 2018-01-04T14:26:00Z | - |
| dc.date.available | 2013-10-01 | - |
| dc.date.available | 2018-01-04T14:26:00Z | - |
| dc.date.issued | 2013-08-06 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3337 | - |
| dc.description.abstract | Reading and writing are essential for the formation of the citizen, when a child comes in contact with the reading she is able to discover fascinating worlds full of mystery and adventure, the world of make-believe, where you can be all the same time. This monograph aims to analyze the problems of reading and writing in early childhood education. The study was developed by conducting field research, a qualitative approach with descriptive character. As theoretical work was prioritized studies Bortolin (2006, p. 160); Cramer and Castle (2001, p.111); Bernardino (2008, p.766); Barca Rioboo Lozano and Porto (1998), Silva (2003, p.57), Machado (2001, p. 45); Lajolo & Zilbermann (2002, p.25); Abramovich (1997, p. 17), Bakhtin (1992, p.112), Coelho (2001, p.17); Bamberguerd (2000, p.23); Maroth (1996, p.49), Freire (2001, p.28); Benzer & Luckmann (1973, p. 175); Jolibert (1994, p.14) , Martins (1999, p.34), among other authors who contributed to the realization of this monograph. In the study it was found that the causes of difficulties in reading and writing are not restricted to the classroom, but often they are mainly in the environment outside of school. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-01-04T14:26:00Z No. of bitstreams: 1 MBN01102013.pdf: 597915 bytes, checksum: 158d568fad64a3619aa1046eda306285 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-01-04T14:26:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MBN01102013.pdf: 597915 bytes, checksum: 158d568fad64a3619aa1046eda306285 (MD5) Previous issue date: 2013-08-06 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Leitura | pt_BR |
| dc.subject | Escrita | pt_BR |
| dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | pt_BR |
| dc.title | Dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita nas séries iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Menezes, Ana Célia Silva | - |
| dc.description.resumo | A leitura e a escrita são essenciais para a formação do cidadão, quando uma criança entra em contato com a leitura ela é capaz de descobrir mundos fascinantes, cheio de mistérios e aventuras, o mundo de faz de conta, em que é possível ser tudo ao mesmo tempo. O presente trabalho monográfico tem o objetivo de analisar a problemática da leitura e escrita na educação infantil. O estudo foi desenvolvido mediante a realização de uma pesquisa de campo, numa abordagem qualitativa com caráter descritivo. Como fundamentação teórica do trabalho priorizou-se os estudos de Bortolin (2006, p. 160); Cramer e Castle (2001, p.111); Bernardino (2008, p.766); Barca Lozano e Porto Rioboo (1998); Silva (2003, p.57); Machado (2001, p. 45); Lajolo & Zilbermann (2002, p.25); Abramovich (1997, p. 17); Bakthin (1992, p.112); Coelho (2001, p.17); Bamberguerd (2000, p.23); Marote (1996, p.49); Freire (2001, p.28); Benzer &Luckmann (1973, p. 175); Jolibert (1994, p.14); Martins (1999, p.34), entre outros autores que contribuíram para a realização deste trabalho monográfico. Com o estudo percebeu-se que as causas das dificuldades de leitura e escrita não estão restritas à sala de aula, mas muitas vezes se encontram principalmente no ambiente fora da escola. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MBN01102013.pdf | 583,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
