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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33387
Tipo: | Tese |
Título: | Análise do estilo nas atividades do livro english vibes for Brazilian learners sob a ótica da análise dialógica do discurso |
Autor(es): | Nunes, Darcijane Dos Santos |
Primeiro Orientador: | Almeida, Maria de Fátima |
Resumo: | O presente estudo visa analisar o tratamento dado aos elementos estilísticos da língua por parte do (s) autor (es) do livro didático doravante LD, de língua inglesa English vibes for Brazilian Learners nas atividades voltadas para leitura de gêneros discursivos, a saber: pintura artística, postagem em rede social, capa de revista e lista de dicas, presentes nas atividades de pré-leitura e leitura contidas nas seções “Getting ready for part 1” e “Reading comprehension” do referido LD, selecionados para compor o corpus desta pesquisa. A escolha por essas seções se dá pelo fato de o nosso foco ser nas atividades voltadas para a leitura de gêneros discursivos buscando vislumbrar como o autor do LD trata os aspectos estilísticos empreendidos na leitura dos gêneros, para então propormos uma abordagem de leitura pautada na Estilística Dialógica. Com vistas a delimitar o foco da nossa pesquisa, buscamos agrupar algumas formulações teóricas do Círculo sobre a estilística e, para tanto, selecionamos alguns escritos de Bakhtin e o Círculo que tratam explicitamente sobre o tema: Teoria do Romance I, A estilística – tradução de Paulo Bezerra (2015); Questões de Estilística no ensino de língua, tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Volkova (2013); e, por último, Palavra na vida e palavra na poesia de Volóchinov (2019). Analisamos as obras citadas buscando sistematizar as ideias de Bakhtin no que concerne especificamente à estilística a fim de contribuir com a formulação de um aparato teórico para viabilizar uma forma didática para o leitor/ pesquisador da ADD que busca estudar de forma mais sistematizada a noção de estilística advinda dos escritos de Bakhtin e o Círculo. Após a formulação da noção de Estilística Dialógica, buscamos trazer exemplos de aplicabilidade da teoria a partir de análises de gêneros do discurso presentes no livro didático English Vibes for Brazilian Learners, selecionado como corpus desta pesquisa. Também citamos como referencial teórico, alguns pesquisadores da área dos estudos do discurso de base bakhtiniana, tais como: Brait (2005;2006), Faraco (2009), Fiorin (2009), Puzzo (2017) entre outros estudiosos que corroboram as ideias de Bakhtin. Em relação ao percurso histórico sobre a Retórica e as estilísticas do século XX, referenciamos Aristóteles (2011), Martins (2000), Gérard Gennette (1966), Cohen (1975), Fiorin (2014), Puzzo (2017), Vossler (1963). Quanto ao tipo de encaminhamento metodológico para a realização da pesquisa, trilhamos o caminho da pesquisa bibliográfica e documental, de cunho qualitativo-interpretativista, uma vez que a presente tese busca interpretar, de forma intersubjetiva, os significados construídos através do processo dinâmico de interação verbal entre os participantes do discurso, uma vez que buscamos analisar as escolhas estilísticas do autor do LD no tocante à ênfase dada ou não aos elementos estilísticos da língua na elaboração das atividades de leitura dos gêneros do discurso presentes no manual didático selecionado para análise do corpus. Procuramos demonstrar por meio da análise do corpus que apesar de o autor do LD buscar trabalhar o gênero em sala de aula, a ênfase das questões é dada ao aspecto gramatical da língua, como vimos na questão do uso do imperativo. A proposta de elaboração das questões com base na Estilística Dialógica que trouxemos nas análises, contribuiu para conduzir o leitor a perceber as especificidades do gênero, as informações contextuais sobre o sujeito enunciador, o contexto situacional da enunciação, bem como evidenciar o imbricamento das materialidades verbovisual para se obter a compreensão total da enunciação. |
Abstract: | The present study aims to analyze the treatment given to stylistic elements of language by the author(s) of the textbook hereafter referred to as LD, of the English language "English Vibes for Brazilian Learners," in activities focused on reading discursive genres, namely: artistic painting, social media post, magazine cover, and list of tips, present in pre-reading and reading activities contained in the sections "getting ready for part 1" and "Reading comprehension" of the aforementioned LD, selected to compose the corpus of this research. The choice for these sections is by the fact our focus is on activities aimed at reading discursive genres, seeking to catch a glimpse of how the author of the LD treats the stylistic aspects undertaken in genres reading, for then we propose an approach to reading lined on dialogic stylistics. With purpose delimit the focus of our research, we sought to group some theoretical formulations from the Circle on stylistics, and for this purpose, we selected some writings by Bakhtin that explicitly address the theme: "Theory of the Novel I," "Stylistics" translated by Paulo Bezerra (2015); "Issues of Stylistics in Language Teaching," translated by Sheila Grillo and Ekaterina Vólcova (2013); and lastly, "Word in Life and Word in Poetry" by Volóchinov (2019). We analyzed the cited works seeking to systematize Bakhtin's ideas specifically regarding stylistics in order to contribute to the formulation of a theoretical framework to enable a didactic approach for the reader/researcher of the ADD who seeks to study more systematically the notion of stylistics coming from Bakhtin's writings and the Circle's. After formulation of dialogic stylistics, we seek to bring examples of the theory's applicability through samples of speech genre analyses present in the textbook "English Vibes for Brazilian Learners," selected as the corpus of this research. As a theoretical reference, we cite some researchers in the field of Bakhtinian-based discourse studies, such as Brait (2005; 2006), Faraco (2009), Fiorin (2009), Puzzo (2017), among other scholars who corroborate Bakhtin's ideas. Regarding the historical route of Rhetoric and stylistics in the 20th century, we reference Aristotle (2011), Martins (2000), Gérard Gennette (1966), Cohen (1975), Fiorin (2014), Puzzo (2017), Vossler (1963). Regarding the type of methodological referral for conducting the research, we trail the path of bibliographic research, with a qualitative-interpretivist nature. The present thesis seeks to interpret, in an intersubjective manner, the meanings constructed through the dynamic process of verbal interaction among discourse participants. We seek to analyze the stylistic choices made by the author of the LD regarding the emphasis placed on stylistic elements of language or lack thereof in the elaboration of reading activities discourse genres present in the selected textbook chosen for corpus analysis. We sought to demonstrate through corpus analysis that despite the LD author seeking work with genres in the classroom, the emphasis of the questions is placed on the grammatical aspect of the language, as seen in the question of the use of the imperative. The proposal to elaborate questions based on dialogic stylistics, as presented in our analyses, contributed to leading the reader to perceive the specificities of the genre, contextual information about the enunciator subject, the situational context of enunciation, as well as to highlight the intertwining of verbalvisual materialities to achieve a full understanding of the enunciation. |
Palavras-chave: | Estilística dialógica Enunciado Gêneros do discurso Verbovisual Livro didático de língua inglesa Dialogic stylistics Utterance Discourse genres Verbalvisual English language textbook |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Linguística |
Programa: | Mestrado Profissional em Linguística |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33387 |
Data do documento: | 28-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Física |
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