Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33389| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Entre denúncias e valorizações identitárias negras: uma proposta de letramento literário a partir da poética de Luiz Gama |
| Autor(es): | Silva , Aldo Eronides da |
| Primeiro Orientador: | Rodrigues, Hermano de França |
| Resumo: | O Brasil foi o último país das Américas a abolir a escravidão e quando a fez relegou a população negra à sua própria sorte, sem nenhuma política de inserção nas estruturas sociais, adquirindo, pois, uma dívida histórica. Logo, o processo de branqueamento impetrado por grupos detentores de poder, entre o final do século XIX e início do século XX, bem como o apagamento da cultura afro-brasileira contribuíram para que a proliferação do racismo se tornasse uma constância. Contudo, as identidades negras estão presentes na sociedade brasileira desde os tempos coloniais, através das manifestações culturais que compõem a plurietnicidade do país. Diante desse panorama, surgiu a necessidade de se trabalhar a negritude, a partir da leitura dos versos satíricos e líricos do bardo romântico Luiz Gama, um ex-escravo, nordestino, advogado provisionado, jornalista, político, abolicionista, republicano e autor do livro “Primeiras trovas burlescas de Getulino” (1859). Buscando, então, pôr em prática a Lei 10.639/03 que trata acerca da obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira nas escolas, o objetivo geral desta pesquisa foi desenvolver, em sala de aula, a leitura literária da poética afro-brasileira de Luiz Gama. A pesquisa teve como participantes alunos(as) do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de João Pessoa-PB, apresenta uma abordagem qualitativa, doravante os pressupostos de Paiva (2019) e Bortoni-Ricardo (2008). O trabalho de campo foi de cunho intervencionista, através da pesquisa-ação, segundo Engel (2000), e utilizou, para a geração dos dados Melo (2009): a observação participante baseada em Gil (2006), o questionário estudado por Oliveira (2019) e a aplicação de oficinas literárias orientadas por Cosson (2021). O presente estudo está estruturado em três eixos teóricos, aportados em: Leitura e Letramento Literário – Candido (2004), Cosson (2021), Kleiman (2007), Mortatti (2014), Pinheiro (2018), Soares (2003); Identidades e negritude – Almeida (2021), Bezerra (2015), Caprini (2016), Duarte (2013), Hall (2000), Munanga (1998), Ribeiro (2019), Silva (2014); e Luiz Gama – Azevedo (1999), Ferreira (2000), Santos (2010), entre outros. A análise dos dados se deu a partir da sondagem do que os (as) estudantes sabiam a respeito das leituras literárias com foco na negritude e identidades, observando as suas reflexões antes, durante e depois das incursões das oficinas literárias, descrevendo a assimilação dos conteúdos debatidos a partir da observação participante. Portanto, os resultados da pesquisa apontaram avanços significativos na leitura crítico-discursiva dos(as) discentes através dos eventos literários, considerando o racismo maléfico para a sociedade, deixando de ser um problema de uns (umas) e passando a ser pensado por todos(as), além de alargar os conhecimentos das identidades negras, potencializando a reflexão e a valorização dos elementos da cultura e da história afro-brasileira e africana, abordados nos versos líricos e satíricos de Luiz Gama. |
| Abstract: | Brasil fue el último país de América en abolir la esclavitud y, cuando lo hizo, relegó a su suerte a la población negra, sin ninguna política de inserción en las estructuras sociales, adquiriendo así una deuda histórica. Por tanto, el proceso de blanqueamiento llevado a cabo por grupos en el poder, entre finales del siglo XIX y principios del XX, así como el borrado de la cultura afrobrasileña contribuyeron a que la proliferación del racismo se convirtiera en una constante. Sin embargo, las identidades negras han estado presentes en la sociedad brasileña desde la época colonial, a través de las manifestaciones culturales que conforman la etnicidad del país. Ante este escenario, surgió la necesidad de trabajar sobre la negritud en el aula, a partir de la lectura de los versos satíricos y líricos del bardo romántico Luiz Gama, um liberto, “nordestino”, abogado, periodista, político, abolicionista, republicano y autor del libro “Primeiras trovas burlescas de Getulino” (1859). Buscando, por lo tanto, poner en práctica la Ley 10.639/03, que trata de ensenãnza obligatoria de la historia y cultura afrobrasileña en las escuelas, el objetivo general de esta investigación es desarrollar, en el aula, la lectura literaria de la poética afrobrasileña de Luiz Gama. La investigación tuvo como participantes alumnos del 7º año de la Enseñanza Fundamental de una escuela municipal de João Pessoa - PB, y presentado un abordaje cualitativo, a partir de los supuestos de Paiva (2019) y Bortoni-Ricardo (2008). El trabajo de campo él era de carácter intervencionista, a través de la investigación acción, según Engel (2000), y usado, para la generación de datos Melo (2009): la observación participante a partir de Gil (2006), el cuestionario estudiado por Oliveira (2019) y la aplicación de talleres literarios guiados por Cosson (2021). El presente estudio se estructura en torno a tres ejes teóricos, a partir de: Lectura y Alfabetización Literaria – Candido (2004), Cosson (2021), Kleiman (2007), Mortatti (2014), Pinheiro (2018), Soares (2003); Identidades y negritud - Almeida (2021), Bezerra (2015), Caprini (2016), Duarte (2013), Hall (2000), Munanga (1998), Ribeiro (2019), Silva (2014); y Luiz Gama – Azevedo (1999), Ferreira (2000), Santos (2010), entre otros. El análisis de los datos se basó en sondear lo que los estudiantes sabían sobre lecturas literarias con foco en la negritud y las identidades, observando sus reflexiones antes, durante y después de las incursiones de los talleres literarios, y describiendo la asimilación de los contenidos debatidos a partir de la observación participante. Por tanto, los resultados de la investigación apuntaron avances significativos en la lectura crítico-discursiva de los estudiantes a través de los hechos literarios, considerando el racismo nocivo para la sociedad, dejando de ser un problema de algunos (algunos) y pasando a ser pensado por todos (as), además de ampliar el conocimiento de las identidades negras, potenciando la reflexión y apreciación de elementos de la cultura e historia afrobrasileña y africana abordados en los versos líricos y satíricos de Luiz Gama. |
| Palavras-chave: | Leitura literária Letramento literário Identidades Negritude Luiz Gama |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Programa: | Mestrado Profissional em Letras (Profletras) |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33389 |
| Data do documento: | 30-Mar-2023 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Mestrado Profissional em Letras (Profletras) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AldoEronidesdaSilva_Dissert.pdf | 7,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
| AldoEronidesdaSilva_Termo.pdf | 173,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
