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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33392
Tipo: Tese
Título: As múltiplas faces de uma estética juremeira : um estudo sobre a Indumentária no culto da Jurema na Paraíba
Autor(es): Lira, Larissa Sarmento
Primeiro Orientador: Sampaio, Dilaine Soares
Resumo: A pesquisa de caráter etnográfico, que se realiza no âmbito das Ciências Empíricas da Religião em diálogo com a perspectiva antropológica, tem como objetivo geral compreender o Catimbó-Jurema através dos movimentos nos modos de vestir-se, pelo desenvolvimento dos trajes, tecidos e inovações nas formas de criar estilos e fazer modas. A bibliografia sobre o Catimbó-Jurema, os acervos fotográficos/etnográficos da Missão de Pesquisas Folclóricas (1938) e o Acervo de José Simeão Leal (1941) são pontos de partida da análise, tendo em vista a importância das imagens para se refletir sobre a indumentária de uma época e suas (re)invenções estéticas. Estudos antropológicos sobre a cultura material (MILLER, 2013), sobre o valor da imagem na experiência etnográfica (BARBOSA, 2006; 2016) e os tempos das imagens (KOSSOY 1989; 2007) reforçam uma perspectiva analítica potencial e efetiva dos estudos de memória e indumentária, recortes da modelagem teórica. O conceito de indumentária ganha aqui uma modelagem ampla, sendo compreendido em dimensões que ultrapassam o corpo. As vozes-retalhos (interlocutores/as) da etnografia auxiliam na compreensão do sistema de produção que envolve o valor sagrado e mercadológico bem como as estratégias de criação, demandas, processos de produção e consumo. Costurando retalhos de um passado catimbozeiro e alinhavando-os aos estudos contemporâneos sobre a Jurema, pretendo ao findar, nos arremates, em linhas finais, demonstrar que as expressões estéticas se apresentam como extremamente importantes na preservação da memória religiosa e na compreensão de um presente de inovações estampadas no culto da Jurema. Entendo que a análise das indumentárias, que envolvem as roupas, adereços, penteados, marcas corporais e objetos de uso ritual são peças-chaves e podem contribuir sobremaneira no entendimento do complexo religioso juremeiro e nas lacunas sobre os estudos da cultura material, uma vez que essas dimensões ainda não receberam o tratamento devido na bibliografia afro-indígena brasileira.
Abstract: Cette recherche ethnographique, menée dans le cadre des sciences empiriques de la religion en dialogue avec la perspective anthropologique, a pour objectif général de comprendre le Catimbó-Jurema à travers les mouvements dans les façons de s'habiller, dans le développement de costumes, de tissus et d'innovations dans les formes pour créer styles et faire des modes. La bibliographie sur Catimbó-Jurema, les collections photographiques/ethnographiques de la Missão de Pesquisas Folclóricas (1938) et la Collection de José Simeão Leal (1941) sont les points de départ de l'analyse, compte tenu de l'importance des images pour réfléchir sur le vêtement d'une époque et ses (ré)inventions esthétiques. Les études anthropologiques sur la culture matérielle (MILLER, 2013), sur la valeur de l'image dans l'expérience ethnographique (BARBOSA, 2006 ; 2016) et les temps des images (KOSSOY 1989 ; 2007) renforcent une perspective analytique potentielle et efficace aux études de la mémoire et du vêtement, extraits de modélisations théoriques. La notion de vêtement gagne ici une modélisation large, on la comprend dans des dimensions qui vont au-delà du corps. Les diverses voix (interlocuteurs) de l'ethnographie aident à comprendre le système de production qui implique la valeur sacrée et marchande ainsi que les stratégies de création, les demandes, les processus de production et de consommation. En cousant des bribes d'un passé catimbozeiro et en les cousant avec des études contemporaines sur Jurema, j'ai l'intention de terminer, dans les remarques finales, dans les dernières lignes, de démontrer que l'imagerie et l'expression esthétique sont extrêmement importantes dans la connaissance, dans la préservation de la mémoire religieuse et dans la compréhension d'un présent d'innovations estampées sur les vêtements de cultes de la Jurema. Je comprends que l'analyse des costumes, des accessoires, des espaces et des objets à usage rituel sont des éléments clés et peuvent grandement contribuer à la compréhension du complexe religieux Juremeiro et des lacunes dans les études de la culture matérielle, puisque ces dimensions n'ont pas encore reçu le traitement qu'ils méritent dans la bibliographie afro-indigène brésilienne.
Palavras-chave: Ciências das religiões
Catimbó-Jurema - Indumentária
Memória religiosa
Vêtements
Esthétique
Mémoire religieuse
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência das Religiões
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33392
Data do documento: 15-Dez-2023
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões

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