Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33393
Tipo: | Dissertação |
Título: | O uso das estratégias de leitura com o gênero notícia: uma experiência no 9º ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Barros , Andréa Regina Bezerril |
Primeiro Orientador: | Bonifácio, Carla Alecsandra de Melo |
Resumo: | O desenvolvimento da competência leitora é essencial no contexto da Educação Básica, haja vista que, enquanto instrumento de inserção social, a leitura permite que os discentes adquiram e ampliem os seus conhecimentos, podendo proporcionar a eles uma visão crítica e uma atuação sobre o mundo, de modo autônomo. Porém, um dos grandes desafios da escola é exatamente a formação de um leitor proficiente, notadamente nas aulas de Língua Portuguesa. A partir da nossa experiência em sala de aula, é possível constatar as dificuldades no desenvolvimento da leitura no Ensino Fundamental Anos Finais; consequentemente, a formação de leitores se torna mais complicada. Partindo desse pressuposto, a proposta deste trabalho é apresentar um projeto de leitura a partir do gênero discursivo notícia jornalística, que foi realizado no 9º ano do Ensino Fundamental, numa escola pública do estado do Rio Grande do Norte. A presente pesquisa tem como base uma atividade diagnóstica que foi aplicada junto ao grupo de alunos participantes, no intuito de analisar as principais dificuldades manifestadas pelos discentes, e que contou com a aplicação de oficinas de leitura. Como aporte teórico para fundamentar o trabalho, nos reportamos às concepções de leitura das autoras Koch e Elias (2008), Bonifácio (2015), Cavalcante (2013) e Leffa (1996). No tocante às estratégias de leitura, nos aportamos em Solé (1998) e Kleiman (2011); a respeito dos gêneros discursivos, nos ancoramos em Bakhtin (2011) e Marcuschi (2008); buscamos também o direcionamento dos documentos curriculares oficiais propostos para o Ensino Fundamental, tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa - PCN-LP (1998) e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2017). Em relação à metodologia, a nossa pesquisa é de natureza aplicada e de caráter intervencionista, caracterizando-se como uma pesquisa-ação, com uma abordagem predominantemente qualitativa. Após analisar as três oficinas realizadas, tendo como ponto de partida a atividade diagnóstica inicial, fazendo a análise comparativa com a atividade diagnóstica final, percebemos progresso nos alunos em relação à leitura e à compreensão de textos. Eles não apenas extraíram informações, mas também começaram a fazer inferências, resumos, formular perguntas, elaborar respostas e identificar ideias implícitas e explícitas nos textos. Além disso, demonstraram interesse nas leituras em sala de aula. Esses avanços positivos nos motivam a continuar nossa pesquisa e ações voltadas para o desenvolvimento das habilidades de leitura de nossos alunos. As atividades propostas durante a intervenção estavam centradas nas características do gênero notícia, fundamentadas na perspectiva das concepções e estratégias de leitura e na sistematização do estudo do gênero discursivo por meio de oficinas de leitura que favoreceram a compreensão das notícias. |
Abstract: | The development of reading competence is essential in the context of Basic Education, considering that, as an instrument of social inclusion, reading allows students to acquire and expand their knowledge, being able to provide them with a critical view and action on the world, autonomously. However, one of the school's greatest challenges is precisely the training of a proficient reader, notably in Portuguese language classes. From our experience in the classroom, it is possible to see the difficulties in developing reading in Elementary School in the Final Years; consequently, training readers becomes more complicated. Based on this assumption, the proposal of this work is to present a reading project based on the journalistic news discursive genre, which was carried out in the 9th year of Elementary School, in a public school in the state of Rio Grande do Norte. This research is based on a diagnostic activity that was applied to the group of participating students, in order to analyze the main difficulties expressed by the students, and which included the application of reading workshops. As a theoretical contribution to support the work, we refer to the reading concepts of the authors Koch and Elias (2008), Bonifácio (2015), Cavalcante (2013) and Leffa (1996). Regarding reading strategies, we rely on Solé (1998) and Kleiman (2011); regarding discursive genres, we anchored ourselves in Bakhtin (2011) and Marcuschi (2008); We also seek guidance from official curricular documents proposed for Elementary Education, such as the Portuguese Language National Curricular Parameters - PCN-LP (1998) and the National Common Curricular Base - BNCC (2017). Regarding methodology, our research is applied in nature and interventionist in nature, characterized as action research, with a predominantly qualitative approach. After analyzing the three workshops carried out, taking the initial diagnostic activity as a starting point, making a comparative analysis with the final diagnostic activity, we noticed progress in students in relation to reading and understanding texts. They not only extracted information, but also began to make inferences, summarizes, formulate questions, elaborate answers and identify implicit and explicit ideas in the texts. Furthermore, they showed interest in reading in class. These positive advances motivate us to continue our research and actions aimed at developing our students reading skills. The activities proposed during the intervention were centered on the characteristics of the news genre, based on the perspective of conceptions and reading strategies and on the systematization of the study of the discursive genre through reading workshops that favored the understanding of the news. |
Palavras-chave: | Leitura Estratégias de leitura Notícia |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Programa: | Mestrado Profissional em Letras (Profletras) |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33393 |
Data do documento: | 22-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Mestrado Profissional em Letras (Profletras) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AndréaReginaBezerrilBarros_Dissert.pdf | 19,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
AndréaReginaBezerrilBarros_Termo.pdf | 172,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons