Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33407
Tipo: Tese
Título: O ensino religioso não confessional no currículo da escola pública da Paraíba segundo gestores e especialistas
Autor(es): Holmes, Maria José Torres
Primeiro Orientador: Barcellos, Lusival Antonio
Primeiro Coorientador: Cecchetti, Élcio
Resumo: Esta tese tem como título: O Ensino Religioso Não-Confessional no Currículo da Escola Pública da Paraíba, segundo Gestores e Especialistas. Sua interface com o Fórum Nacional Permanente de Ensino Religioso (FONAPER), num diálogo com a diversidade cultural religiosa, favorece a abrangência do conhecimento religioso, enquanto objeto de estudo deste componente curricular, pela valorização do fenômeno religioso e das tradições culturais religiosas. Traz como objetivo geral: analisar a compreensão dos gestores, coordenadores pedagógicos e especialistas das escolas públicas da rede de ensino da Paraíba, acerca da importância do Ensino Religioso não confessional, no currículo das escolas estaduais e municipais. Apresenta como objeto de estudo o ensino religioso não confessional em oito (8) escolas públicas municipais e estaduais da Paraíba. Está alicerçada em autores como Barcellos e Farias, Campos, Eliade, Figueiredo, Freire, Otto, Oliveira et al., entre outros. Assim como Moscovici com a Representação Social, fundamental para a pesquisa de campo. Vale ressaltar também os estudos sobre a legislação vigente, como as Constituições Brasileiras de 1824 e 1988, as Leis de Diretrizes e Bases (LDB): 4020/1961; 5672/1971 e 9394/1996, as Resoluções e Pareceres: nº 2/1998; 4/2010; 7/2010 e a 5/2018, além da BNCC nas três versões: 2015; 2016 e 2017, assim como a Proposta Curricular da Paraíba (PCPB). A abordagem é qualiquantitativo- comparativa, que inicia com uma pesquisa bibliográfica minuciosa e adentra num estudo de caso, exploratório e descritivo, realizada em escolas públicas, sendo 4 municipais e 4 estaduais. Os instrumentos de pesquisas utilizados foram a observação, o diário de campo, o questionário e a entrevista semiestruturada participante. Os resultados revelam dados interessantes para contribuir com a Formação Inicial e Continuada dos Professores de Ensino Religioso, assim como, fornecer dados consistentes que favoreçam a construção de um plano estratégico para a oferta de políticas públicas desse componente curricular nos Sistemas de Ensino Brasileiro Público e/ou Privado.
Abstract: This Thesis is titled Non-Confessional Religious Education in the Curriculum of Public Schools in Paraíba, according to Education Managers and Specialists. Its interface with the National Permanent Forum of Religious Education (FONAPER) and its dialogue with religious and Cultural Diversity favors the interpretation of Religious knowledge as the object of study of this curricular subject by valuing the Religious phenomenon of Religious Cultural Traditions. The main objective is to analyze the comprehension of educational managers, pedagogical coordinators, and specialists from public schools in the Educational System of Paraíba about the importance of non-confessional Religious Education in the curriculum of state and municipal schools. The object of this study is the development of this subject in eight (8) Public Schools in Paraíba. Therefore, the methodological framework and theoretical basis of bibliographical research include authors such as Barcellos and Farias, Campos, Eliade, Figueiredo, Freire, Otto, Oliveira et all, among others. Just like Moscovici with Social Representation, fundamental for field research. It is necessary to mention works on current Legislation, Brazilian Constitutions from 1824 to 1988, and Educational Laws (LDB). The first: 4020/1961; the second: 5672/1971; the third: 9394/1996, in addition to the Common National Curriculum Base (BNCC) in its three versions: 2015, 2016, and 2017, as well as the Curricular Proposal of Paraíba (PCPB). The approach is qualitative-quantitative-comparative, starting with a detailed bibliographical survey and moving on to an exploratory and descriptive case study, carried out in four(4) municipal and four (4) state schools. The research tools used were observation, a field diary, a questionnaire and a semi-structured participant interview. The results reveal interesting data to contribute to the Initial and Continuing Education of Religious Education Teachers, as well as providing consistent data that favors the construction of a strategic plan for the provision of public policies for this curricular component in the Brazilian Public and/or Private Education Systems.
RIEPILOGO Questa tesi è intitolata: L'insegnamento Religioso Non Confessionale nel Curriculo della Scuola pubblica della Paraíba, secondo i Gestori e gli Specialisti. La sua interfaccia con il Forum Nazionale Permanente per l'Insegnamento Religioso (FONAPER), in un dialogo con la diversità culturale religiosa, favorisce la comprensione del sapere religioso, come oggetto di studio di questa componente curricolare, valorizzando il fenomeno religioso e le tradizioni culturali religiose. Il suo obiettivo generale è quello di: analizzare la comprensione dei gestori, dei coordinatori pedagogici e degli specialisti delle scuole pubbliche della rete scolastica dellaParaíba, sull'importanza dell’ER [Insegnamento Religioso] non confessionale nel curriculo delle scuole statali e municipali. L'oggetto di studio è: l’insegnamento non confessionale nelle scuole pubbliche municipali e statali della Paraíba. Si basa su autori come Barcellos e Farias, Campos, Eliade, Figueiredo, Freire, Otto, Oliveira et altri. Così come Moscovici con la Rappresentazione sociale, che è stata fondamentale per la ricerca sul campo. Vale la pena menzionare pure gli studi sulla legislazione vigente, come ad esempio: le Costituzioni brasiliane del 1824 e 1988, le Leggi sulle Direttrici e Basi (LDB): 4020/1961; 5672/1971 e 9394/1996, le Delibere e i Consigli: nº 2/1998; 4/2010; 7/2010 e 5/2018, oltre alla BNCC nelle sue tre versioni: 2015, 2016 e 2017, nonché la Proposta Curriculare della Paraíba (PCPB). L’approccio è qualitativo-quantitativo-comparativo, che comincia con uma ricerca bibliografica meticolosa per poi addentrarsi in uno studio di caso, esplorativo e descrittivo, svoltosi in scuole pubbliche, di cui (4) quatro sono municipali e (4) quatro statali. Gli strumenti di ricerca utilizzati sono stati l’osservazione, il diario sul campo, il questionario e l’intervista semi-strutturata partecipante. I risultati rilevano dati interessanti che contribuiscono alla Formazione Iniziale e Continua dei docenti dell’Insegnamento Religioso, nonché a fornire dati consistenti che favoriscano la costruzione di un piano strategico per l'erogazione di politiche pubbliche di questa componente curricolare nei Sistemi dell’Istruzione Brasiliana Pubblica e/o Privata.
Palavras-chave: Ensino Religioso não confessional
Educação religiosa
Formação inicial e continuada
Non-Confessional Religious Education
Curriculum
Initial and Continuing Training
Secularism
Insegnamento religioso non confessionale
Curricolo
Formazione iniziale e continuata
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência das Religiões
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33407
Data do documento: 23-Mai-2024
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaJoseTorresHolmes_Tese.pdf3,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons