Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3341
metadata.dc.type: TCC
Title: A Metodologia do Ensino de Leitura no Ensino Médio: um relato de observação
metadata.dc.creator: Silva, Analide Minéia da
metadata.dc.contributor.advisor1: Ribeiro, Maria das Graças de Carvalho
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem por objetivo refletir acerca da metodologia do ensino de leitura na sala de aula. Suas concepções a partir dos documentos oficiais, e a reflexão sobre uma aula observada, cuja prática se mostrou positiva, ao nos mostrar que o exercício da leitura precisa de mais espaço na sala de aula, pois, através da interação dos alunos, desenvolvendo o prazer da leitura, percebemos que é possível despertar e desenvolver o hábito leitor. No primeiro momento é possível conquistar o aluno pelo prazer de ler, muito mais do que pelo valor quantitativo de uma atividade. Desse modo, pensamos ser a leitura uma experiência intransferível e que, primeiramente, deve ocorrer como um encontro entre texto e leitor sem qualquer outra interferência, pois é neste encontro que o aluno é seduzido pelo ato de ler. Este exercício pode desenvolver o processo leitor no aluno que, gradativamente, vai se tornando autônomo e crítico acerca de sua formação intelectual e cultural. Acreditamos que esta reflexão é significativa e contributiva para a formação leitora na escola. Utilizamos neste trabalho como fundamentação teórica Antunes (2003), a Lei de diretrizes e Bases (LDB), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), os Referenciais (RCEM) e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), bem como a transcrição da aula da professora como base para análise. Ao analisar o relato da aula, e o contexto observado durante a prática da professora, percebemos que foi demonstrada a interação dos alunos com a docente e o efetivo exercício da leitura na sala de aula, mostrando que houve realmente uma expressiva melhora quanto ao aproveitamento dos alunos em relação à prática do ato de ler, construindo, assim, para um melhor desempenho no aprendizado desses alunos.
Abstract: This Project thinks about the lecture methodology in the class. We study the education official documents for to base this academic work. This description classes are based on Antunes (2003), and other official documents, for example, PCNs. LDB, BNCC. We believe that the scholar activities have more results when look for to permit the found with students and the text, or the books. Interactive classes and discussion about the read act. The read experience is not transfer for other people, because is the one moment only the reader, anyone can Will by other people. It is impossible. Each one has your read moment. When the teach knows about this, the tried to take more advantage because the student became very more ale to learn every other subjects. With this experience, we realize that the methodology is positive because the students became able for to learn more than normal class, when there is not activities of the read. So, now, we understand that these results are positives. Our academic work is satisfied with the student’s performance.
Keywords: Leitor.
Leitura.
Relato.
Sala de aula
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Clássicas e Vernáculas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3341
Issue Date: 14-Dec-2017
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMS24112017.pdf911 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons