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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33419
Tipo: TCC
Título: A transformação no ensino-aprendizagem durante a COVID-19: uma análise sobre o uso de metodologias ativas no Ensino Remoto Emergencial em cursos de Administração
Autor(es): Leoncio, Rayssa Laize Cezar
Primeiro Orientador: Bispo, Ana Carolina Kruta de Araújo
Resumo: No contexto da pandemia causada pela Covid-19, medidas de isolamento social foram adotadas como uma estratégia de intervenção. Este cenário provocou uma reestruturação significativa no sistema educacional, como a suspensão das atividades presenciais e a subsequente adoção do ensino remoto emergencial, que emergiu como uma resposta necessária para garantir a continuidade do processo educativo. Dessa forma, o presente estudo objetiva compreender as atitudes dos discentes de cursos de administração frente ao ensino remoto emergencial, especificamente sobre as metodologias ativas de aprendizagem utilizadas. O estudo, portanto, trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa, a partir de uma coleta de dados com estudantes de administração da Paraíba. Após as análises dos resultados, as metodologias ativas de aprendizagem utilizadas demonstraram contribuir na simulação da realidade empresarial para a sala de aula, na integração da teoria à prática profissional, na dinamicidade das aulas e no favorecimento do relacionamento interpessoal e do trabalho em equipe durante o ensino remoto. Os principais desafios enfrentados pelos estudantes durante o Ensino Remoto Emergencial foram as falhas na conexão, esgotamento pela falta de interação física, sobrecarga de demandas, difícil adaptação e redução na produtividade. Em conclusão, os resultados demonstraram que as metodologias ativas, quando utilizadas à luz de uma aprendizagem permeada de experiências, podem enriquecer o processo de aprendizagem.
Abstract: In the context of the pandemic caused by Covid-19, social isolation measures were adopted as an intervention strategy. This scenario caused a significant restructuring in the educational system, such as the suspension of in-person activities and the subsequent adoption of emergency remote teaching, which emerged as a necessary response to guarantee the continuity of the educational process. Therefore, the present study aims to understand the attitudes of students in administration courses towards emergency remote teaching, specifically regarding the active learning methodologies used. The study, therefore, is a quantitative research approach, based on data collection with administration students from Paraíba. After analyzing the results, the active learning methodologies used proved to contribute to the simulation of business reality in the classroom, the integration of theory into professional practice, the dynamism of classes and the promotion of interpersonal relationships and teamwork during the remote teaching. The main challenges faced by students during Emergency Remote Teaching were connection failures, exhaustion due to the lack of physical interaction, overload of demands, difficult adaptation and reduced productivity. In conclusion, the results demonstrated that active methodologies, when used in the light of learning permeated by experiences, can enrich the learning process.
Palavras-chave: Metodologias ativas
Ensino Remoto Emergencial
Administração
Pandemia - COVID-19
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33419
Data do documento: 22-Abr-2024
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

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