Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33421
Tipo: | TCC |
Título: | Dificuldades encontradas por alunos da EJA do Ciclo VI na apreensão do conceito de área de uma figura plana, a partir do conhecimento da fórmula correspondente à superfície que se deseja calcular a área |
Autor(es): | Araújo, Josenildo Padre de |
Primeiro Orientador: | Dantas, Edison Thadeu Bichara |
Resumo: | O c´alculo de ´area de figuras planas ´e um tema de grande importˆancia dentro da Geometria, tanto pelas diversas aplica¸c˜oes, quanto pela rela¸c˜ao direta com o mundo em que vivemos. Nesse sentido, o presente trabalho analisa as dificuldades enfrentadas por alunos da Educa¸c˜ao de Jovens e Adultos (EJA) do Ciclo VI na compreens˜ao do conceito de ´area de figuras planas a partir da aplica¸c˜ao das f´ormulas matem´aticas necess´arias para calcular essas ´areas. A pesquisa parte da constata¸c˜ao de que o entendimento do conceito de ´area ´e essencial tanto para a resolu¸c˜ao de problemas matem´aticos como para a vida cotidiana, sendo utilizado em diversas ´areas profissionais, como constru¸c˜ao civil e design gr´afico. No entanto, muitos alunos da EJA apresentam dificuldades significativas nesse aprendizado, motivadas por lacunas educacionais anteriores e pela natureza espec´ıfica de suas experiˆencias de vida. O trabalho teve por objetivo analisar essas dificuldades. Foram analisadas as concep¸c˜oes pr´evias dos alunos, o n´ıvel de compreens˜ao das f´ormulas de c´alculo de ´areas de figuras geom´etricas, como triˆangulos, quadrados, retˆangulos e trap´ezios, e as estrat´egias cognitivas empregadas pelos pesquisados , na apreens˜ao do conceito de ´area, a partir da compreens˜ao das f´ormulas utilizadas para o c´alculo das referidas ´areas. O m´etodo da pesquisa foi constitu´ıdo de uma an´alise de conte´udo. O estudo revelou obst´aculos no aprendizado dos alunos em rela¸c˜ao `a apreens˜ao do conceito em apre¸co e sugeriu recomenda¸c˜oes para educadores e gestores, a fim de criar ambientes de aprendizagem mais acess´ıveis e eficazes, promovendo uma Educa¸c˜ao Matem´atica mais inclusiva para todos. |
Abstract: | The calculation of the area of plane figures is a topic of great importance within Geometry, both due to its various applications and its direct relationship with the world we live in. In this regard, the present study analyzes the difficulties faced by students in the Youth and Adult Education (EJA) Cycle VI in understanding the concept of area of plane figures, based on the application of the necessary mathematical formulas to calculate these areas. The research starts from the recognition that understanding the concept of area is essential both for solving mathematical problems and for everyday life, being used in various professional fields such as civil construction and graphic design. However, many EJA students face significant challenges in this learning, motivated by previous educational gaps and the specific nature of their life experiences. The study aimed to analyze these difficulties. It examined the students’ prior conceptions, their level of understanding of the area calculation formulas for geometric figures such as triangles, squares, rectangles, and trapezoids, and the cognitive strategies employed by the participants in grasping the concept of area through the understanding of the formulas used to calculate these areas. The research method consisted of content analysis. The study revealed obstacles in students’ learning related to the comprehension of the area concept and suggested recommendations for educators and administrators to create more accessible and effective learning environments, promoting a more inclusive Mathematics Education for all. |
Palavras-chave: | Área de figuras planas Educação de jovens e adultos - EJA Aprendizagem significativa Dificuldades de aprendizagem Matemática |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33421 |
Data do documento: | 23-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JPA07022025.pdf | 70,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.