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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33424
Tipo: TCC
Título: Um panorama da associação entre a química computacional e o ensino de química orgânica
Autor(es): Silva, Albert Jorgivan Filho Wesley Hess de Sousa
Primeiro Orientador: Weber, Karen Cacilda
Resumo: O objetivo deste trabalho foi verificar a influência do uso da Química Computacional no ensino de Química Orgânica como metodologia diferenciada, segundo a literatura. A base de dados selecionada foi o Portal de Periódicos Capes e artigos revisados por pares das últimas duas décadas foram avaliados. Após os processos de inclusão e exclusão, utilizou-se a Análise do Conteúdo, segundo Bardin (2015), composta por: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados e interpretação, logo, restaram 24 trabalhos. Estes focaram suas pesquisas de caráter pedagógico envolvendo compostos orgânicos simples e complexos e o uso de diversas ferramentas da Química Computacional. Os resultados mostraram que houve o desenvolvimento de ideias, conceitos e conteúdos referentes a Química Orgânica e indicaram que as dificuldades de aprendizagem foram reduzidas. O contato com a Química Computacional possibilitou uma idealização mais significativa da importância e do que essa tecnologia representa. Quanto à aplicação das intervenções propostas nos trabalhos, constatou-se a existência de diferentes concepções e, para a maioria dos discentes, as aulas com o uso de programas químicos computacionais tornaram a aprendizagem mais fácil e significativa. Diante do exposto, com a intenção de colaborar com o tema, sugere-se que a Química Computacional seja utilizada com mais frequência, em especial os softwares, como ferramenta alternativa no processo de ensino e aprendizagem, o que pode possibilitar aos alunos transpor as barreiras do conhecimento químico para responder as questões que possam surgir.
Abstract: The objective of this study was to verify the influence of the use of Computational Chemistry in the teaching of Organic Chemistry as a differentiated methodology, according to the literature. The database selected was the Capes Journal Portal and peer-reviewed articles from the last two decades were evaluated. After the inclusion and exclusion processes, Content Analysis was used, according to Bardin (2015), consisting of: pre-analysis, exploration of the material and treatment of the results and interpretation, therefore, 24 works remained. These studies focused on pedagogical research involving simple and complex organic compounds and the use of various Computational Chemistry tools. The results showed that there was the development of ideas, concepts and content related to Organic Chemistry and indicated that learning difficulties were reduced. Contact with Computational Chemistry allowed a more significant idealization of the importance and what this technology represents. Regarding the application of the interventions proposed in the studies, the existence of different conceptions was found and, for most students, classes using computational chemistry programs made learning easier and more meaningful. In view of the above, with the intention of contributing to the topic, it is suggested that Computational Chemistry be used more frequently, especially software, as an alternative tool in the teaching and learning process, which can enable students to overcome the barriers of chemical knowledge to answer questions that may arise.
Palavras-chave: Ensino de química
Química computacional
Química orgânica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Química
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33424
Data do documento: 25-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Química

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