Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3342
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Aline Cardoso-
dc.date.accessioned2018-01-10T11:57:17Z-
dc.date.available2017-11-24-
dc.date.available2018-01-10T11:57:17Z-
dc.date.issued2017-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3342-
dc.description.abstractThis paper presentes na experience report of a methodological proposal of didatic whorkshops, about dialogical and multimodal reading of poems, during first year of High Scool. The activities provided here aim the dialog and the development of skills and competences on students that may stimulate the interest for Reading, promoting fresh air to teaching methodology. The final results of the interventions made through thematic workshops were positives. They showed changes in reading and the idea of what a poetic text is; improvement in acting and speaking in public of the students; Critical thinking was sharpened and better stimulated. Comparing students’ opinions during the first moment, before the workshops and after this experience, revealed a great receptiveness of the methodology presented, which leads us to believe that approaching literature with its ludic, multimodal and dialogic features is a needed change. Skills of deepening reading and awakening curiosity/affinity for poems showed bigger in the end of the workshops.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2018-01-10T11:57:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ACS24112017.pdf: 2268958 bytes, checksum: 6b64ecd60b393ac00abbc9fb766b4196 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T11:57:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ACS24112017.pdf: 2268958 bytes, checksum: 6b64ecd60b393ac00abbc9fb766b4196 (MD5) Previous issue date: 2017-12-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectleitura dialógicapt_BR
dc.subjectmultimodalidadept_BR
dc.subjectpoesia;pt_BR
dc.titlePoeme-se: Dialogando com a Poesiapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Nóbrega, Maria Bernardete da-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o relato de experiência de uma proposta metodológica de oficinas didáticas sobre a leitura dialógica e multimodal de poemas no primeiro ano do Ensino Médio. As atividades aqui sugeridas objetivaram o diálogo e o desenvolvimento de habilidades e competências nos alunos que estimulem o gosto pela leitura, dando novos ares à metodologia de ensino. Os resultados finais das intervenções realizadas por meio das oficinas temáticas foram positivos: evidenciando mudanças na leitura e concepção do texto poético; melhoria na desenvoltura dos alunos para agir e falar em público; aguçamento e estímulo do raciocínio crítico; o comparativo das falas dos alunos no primeiro momento, antes das oficinas, e após essa vivência, apontou grande receptividade da metodologia apresentada, o que nos leva a hipótese de que abordar a literatura junto ao seu caráter lúdico, dialógico, e multimodal é uma mudança necessária. As capacidades de aprofundar a leitura e o despertar da curiosidade/afinidade pelos poemas mostrou-se maior ao final das oficinas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACS24112017.pdf2,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons