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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33434
Tipo: Dissertação
Título: Jogos de percussão corporal pela pedagogia da corporeidade para crianças do ensino fundamental
Autor(es): Sousa, Pryscilla Firmino Andrade de
Primeiro Orientador: Silva, Pierre Normando Gomes-da
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar os efeitos dos jogos de percussão corporal na percepção do próprio ritmo em crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza descritiva, do tipo pesquisa participante. A investigação se deu por meio das aulas de Educação Física para alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal da cidade de Fortaleza (Ceará). Foram realizadas 24 aulas temáticas de 50 minutos, durante 12 semanas (dois encontros semanais), totalizando 1.200 minutos de intervenção. As aulas foram aplicadas de acordo com a estruturação da Aula-Laboratório da Pedagogia da Corporeidade, que organiza o ensino-aprendizagem como um percurso da experiência do conhecer, a partir de situações de movimento: Sentir, Reagir e Refletir. Os jogos rítmicos são categorizados na Pedagogia da Corporeidade como sendo do gênero secundário, dotados de tipos e estilos. Neste trabalho, utilizamos jogos do tipo Tocados e estilo Corpo. Analisamos o ritmo construído (origem) em tempo ultradiano (tempo de aula) e integrado ao ambiente (manifestação). Para a análise dos dados, utilizamos o método semiótico pragmático da Pedagogia da Corporeidade, interpretando os efeitos de sentido Emocional, a partir do instrumento Face Scale (escala que apresenta expressões faciais). E os efeitos de sentido Energético, por meio de roteiro de observação, através da filmagem das aulas, a partir das categorias de Intensidade, Andamento e Pulsação do som. O efeito de sentido Lógico foi percebido por meio de desenhos das crianças. Os resultados indicaram uma ampliação da percepção rítmica nas crianças e uma correlação positiva entre a satisfação nas aulas e seu desempenho nas atividades de percussão corporal. Assim, descrevemos como as crianças reconheceram e experienciaram as categorias do som, relacionando-as ao seu próprio corpo e a viabilidade da metodologia aplicada nas aulas, atestando a relevância do trabalho educativo para com a percussão corporal.
Abstract: This research objective was to analyze the effects of body percussion games on the perception of one's own rhythm in children in the 1st year of Elementary School. It’s a descriptive research with a qualitative approach. The research took place during Physical Education classes of students in the first year of Elementary School at a public school in Fortaleza (Ceará). Throughout twelve weeks (two weekly classes), twenty-four themed classes of fifty minutes each were applied, an intervention of 1,200 minutes. The classes were applied according the Corporeity Pedagogy Laboratory Class structure, that organizes the teaching-learning process as a path to knowledge experience, based on movement situations: Feeling, Reacting and Reflecting. Rhythmic games are categorized in the Pedagogy of Corporeity as being the secondary genre, endowed with types and styles. In this study, we used Touched and Body style games. We analyzed the rhythm construction (origin) in ultradian time (class time) and integrated into the environment (manifestation). Analyzing data, we used the pragmatic semiotic method of Corporeality Pedagogy, interpreting the effects of Emotional meaning, based on the Face Scale instrument (a scale that presents facial expressions). And the effects of Energy sense, through an observation script, based on filmed classes, from the sound of Intensity, Tempo and Pulse categories. The effect of Logical meaning was perceived through the children's drawings. The results indicated an increase in rhythmic perception in children and a positive correlation between satisfaction in classes and their performance in body percussion activities. Thus, we described how children recognize and experience the sound categories, relating them to their own body and the viability of the methodology applied in classes, attesting to the relevance of educational work towards body percussion.
Palavras-chave: Educação física
Ensino
Jogo
Ritmo
Pedagogia da corporeidade
Physical Education
Teaching
Game
Rhythm
Pedagogy of corporeity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Medicina
Programa: Programa Associado de Pós Graduação em Educação Física (UPE/UFPB)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33434
Data do documento: 16-Ago-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências da Saúde (CCS) - Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UPE/UFPB)

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