Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33441
Tipo: | TCC |
Título: | Proposta de trilha ecológica para ensino de geografia em um fragmento de mata atlântica da Universidade Federal da Paraíba, Campus I, João Pessoa |
Autor(es): | Silva, Fagner Lucas de Pontes |
Primeiro Orientador: | Souza, Bartolomeu Israel de |
Resumo: | O ensino de Geografia muitas vezes limita-se à teoria em sala de aula, desconsiderando a importância da experiência prática e da vivência no ambiente natural. A Educação Geográfica se destaca ao adotar princípios de sustentabilidade, incentivando a conservação ambiental e uma conscientização crítica sobre a relação sociedade-natureza. As trilhas ecológicas ampliam essa abordagem ao proporcionar experiências diretas com os fenômenos naturais e as interações ambientais, promovendo valores sustentáveis e cidadania ambiental. Este estudo apresenta uma proposta de trilha ecológica focada na Educação Geográfica, realizada no campus I no CCEN/UFPB. Com extensão aproximadamente de 250 metros, a trilha conecta o estacionamento do CCEN a um fragmento de Mata Atlântica e é dividida em três paradas temáticas: microclima, cartografia e conservação da biodiversidade. Em cada ponto, atividades práticas como observação de microclima, análise cartográfica e conservação de espécies envolvem uso de mapas, perfis topográficos e dados de sensoriamento remoto. O primeiro ponto evidencia como a vegetação influencia o microclima, com média das temperaturas mais altas de até 6,4°C entre áreas mais urbanizadas e áreas menos urbanizadas, com maior presença de vegetação., reforçando a importância de áreas verdes. Na “praça da geografia”, os participantes exploram interpretação cartográfica para identificar espécies no percurso. Por fim, no fragmento de Mata Atlântica, a atividade aborda a conservação de espécies e a relevância da vegetação para a regulação climática e a biodiversidade. Essa proposta visa desenvolver habilidades cartográficas e consciência ambiental, integrando vegetação, clima e conservação em espaços urbanos e naturais. |
Abstract: | The teaching of Geography often limits itself to theory in the classroom, disregarding the importance of practical experience and immersion in the natural environment. Geographic Education stands out by adopting sustainability principles, encouraging environmental conservation and critical awareness of the society-nature relationship. Ecological trails enhance this approach by providing direct experiences with natural phenomena and environmental interactions, promoting sustainable values and environmental citizenship. This study presents a proposal for an ecological trail focused on Geographic Education, conducted on Campus I at CCEN/UFPB. Approximately 250 meters in length, the trail connects the CCEN parking lot to a fragment of the Atlantic Forest and is divided into three thematic stops: microclimate, cartography, and biodiversity conservation. At each point, practical activities such as microclimate observation, cartographic analysis, and species conservation involve the use of maps, topographic profiles, and remote sensing data. The first point highlights how vegetation influences the microclimate, with average temperatures up to 6.4°C higher in more urbanized areas compared to less urbanized areas with greater vegetation presence, reinforcing the importance of green spaces. At the "Geography Square," participants explore cartographic interpretation to identify species along the route. Finally, in the Atlantic Forest fragment, the activity addresses species conservation and the relevance of vegetation for climate regulation and biodiversity. This proposal aims to develop cartographic skills and environmental awareness, integrating vegetation, climate, and conservation in urban and natural spaces. |
Palavras-chave: | Educação geografica Geoprocessamento Mapeamento Trilhas ecológicas Geografia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Geociências |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33441 |
Data do documento: | 15-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FLPS10022025 .pdf | 1,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.