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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33443| Tipo: | TCC |
| Título: | A importância do desenvolvimento de competências motivacionais e socioemocionais para graduandos de Administração |
| Autor(es): | Pereira, Thales Gonçalves |
| Primeiro Orientador: | Rabay, Lucimeiry Batista da Silva |
| Resumo: | Este artigo visa analisar a importância de competências socioemocionais a partir da percepção de um grupo de discentes trabalhadores (ou estagiários) do curso de Administração da Universidade Federal da Paraíba. A inquietação para realizar este estudo foi o fato de que a gestão de pessoas está, cada vez mais, sendo vista como um componente importante para o desenvolvimento pessoal e profissional, seja individual ou coletivo. Na exploração deste tema, foram pesquisados diferentes fatores, tais como: impacto dos sentimentos atrelados a satisfação do trabalhador nas organizações, gestão emocional e a implicação da área afetiva no alcance de metas em instituições distintas. Os dados foram obtidos a partir de questionários com discentes, do curso de Administração, que trabalham ou estagiam. As informações analisadas foram de caráter qualitativo. Como resultado, encontrou-se que estímulos cognitivos são essenciais e têm valor para as pessoas ouvidas, sendo esse um aliado para a vida útil de organizações que visam o bem-estar de seus funcionários. Conclui-se que investir em atividades dessa natureza é importante para qualquer empreendimento, independentemente de seu tamanho ou número de funcionários. |
| Abstract: | This article aims to analyze the importance of socio-emotional skills based on the perception of a group of working students (or interns) on the Administration course at the Federal University of Paraíba. The concern in carrying out this study was the fact that people management is increasingly being seen as an important component for personal and professional development, whether individual or collective. In exploring this topic, different factors were researched, such as: the impact of feelings linked to worker satisfaction in organizations, emotional management and the implication of the affective area in achieving goals in different institutions. The data were obtained from questionnaires with students, from the Administration course, who work or do internships. The information analyzed was qualitative in nature. As a result, it was found that cognitive stimuli are essential and have value for the people interviewed, being an ally for the life of organizations that aim for the well-being of their employees. It is concluded that investing in activities of this nature is important for any enterprise, regardless of its size or number of employees. |
| Palavras-chave: | Desenvolvimento de pessoas Gestão de pessoas Gestão emocional |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Administração |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33443 |
| Data do documento: | 24-Abr-2024 |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Administração |
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