Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33446
Tipo: | TCC |
Título: | Aplicação de uma sequência didática utilizando o conteúdo de polímeros em uma perspectiva socioambiental |
Autor(es): | Castro, Emanuelle Santos de |
Primeiro Orientador: | Cunha, Cláudia de Oliveira |
Resumo: | O ensino de Química em sua totalidade tem enfrentado diversos desafios em relação ao processo de ensino-aprendizagem, um deles associados a presença de um ensino sistemático, onde os alunos não têm oportunidade de ressignificar o conhecimento e aplicá-lo em seu cotidiano, gerando desinteresse por seu aprendizado. Por isso, há uma grande necessidade de desenvolver ferramentas que auxiliem esse processo, permitindo através do ensino da Química o desenvolvimento de habilidades críticas diante das temáticas presentes no cotidiano, bem como possibilitem um aprendizado mais atrativo. Nesse contexto, surge como proposta o uso de Sequência Didática (SD), que se baseia no desenvolvimento de um conjunto de atividades integradas e articuladas entre si, tendo como base um conteúdo. Este trabalho teve como objetivo aplicar uma sequência didática, utilizando o conteúdo de polímeros, numa perspectiva socioambiental utilizando como problematização a poluição plástica. A SD foi aplicada em uma eletiva com 35 alunos da 1a série do ensino médio, em uma escola do município de Caaporã-PB. A aplicação foi dividida em sete momentos: No 1º momento foi aplicado um questionário para verificar os conhecimentos prévios dos alunos acerca da temática; no 2º momento foi aplicada a problematização inicial do tema utilizando vídeos a respeito da poluição plástica; no 3º momento houve a ministração da aula utilizando o conteúdo de polímeros; no 4° momento foi aplicado um jogo online com intuito de revisar o conteúdo; no 5° momento foi realizado o experimento para a obtenção do biofilme e bioglitter; no 6° momento houve a aplicação da metodologia Jigsaw e por fim no 7° momento houve a aplicação do questionário de avaliação da atividade. Com a finalização da atividade, notou-se maior motivação, participação dos alunos e aprimoramento da conscientização socioambiental, tais conclusões permitem observar a importância das estratégias empregadas, pois além de contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem dos alunos, possibilitou vivências valiosas para a futura prática docente. |
Abstract: | Chemistry teaching as a whole has faced several challenges in relation to the teaching-learning process, one of which is associated with the presence of systematic teaching, where students do not have the opportunity to reframe knowledge and apply it in their daily lives, generating disinterest in learning. Therefore, there is a great need to develop tools that assist this process, allowing through Chemistry teaching the development of critical skills in the face of themes present in daily life, as well as enabling more attractive learning. In this context, the use of a Didactic Sequence (DS) emerges as a proposal, which is based on the development of a set of integrated and articulated activities, based on a content. This work aimed to apply a didactic sequence, using the content of polymers, from a socio-environmental perspective using plastic pollution as a problematization. The DS was applied in an elective with 35 students from the 1st year of high school, in a school in the city of Caaporã-PB. The application was divided into seven moments: In the first moment, a questionnaire was applied to verify the students' prior knowledge about the topic; in the second moment, the initial problematization of the topic was applied using videos about plastic pollution; in the third moment, the class was taught using the content of polymers; in the fourth moment, an online game was applied with the aim of reviewing the content; in the fifth moment, the experiment was carried out to obtain biofilm and bioglitter; in the sixth moment, the Jigsaw methodology was applied and finally, in the seventh moment, the questionnaire to evaluate the activity was applied. With the completion of the activity, greater motivation, student participation and improved socio-environmental awareness were noted. Such conclusions allow us to observe the importance of the strategies employed, because in addition to contributing to the improvement of the teaching-learning process of the students, it provided valuable experiences for future teaching practice. |
Palavras-chave: | Ensino de química Sequência didática Educação ambiental Química |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Química |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33446 |
Data do documento: | 22-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ESC10022025 .pdf | 2,93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.