Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33451
Tipo: TCC
Título: Formação inicial de professores e professoras que ensinam matemática: o olhar de uma licencianda em matemática para a disciplina de ensino de matemática do curso de pedagogia de uma universidade federal da paraíba
Autor(es): Brasileiro, Gabriely da Silva
Primeiro Orientador: Varella, Vinicius Martins
Resumo: O ensino de Matemática é fundamental para o desenvolvimento lógico dos estudantes, infelizmente muitos ainda apresentam dificuldades ou resistência à disciplina. Por esse motivo, é importante a reflexão sobre a formação inicial dos professores que ensinam Matemática, para identificar práticas de ensino eficazes, como também lacunas que comprometem a formação básica da Matemática no país. Este trabalho tem como objetivo geral analisar da importância da disciplina Ensino de Matemática do curso de Pedagogia de uma Universidade Federal da Paraíba na formação inicial de professores e professoras que ensinam Matemática e como objetivos específicos: apontar o que dizem os estudantes de Pedagogia de uma Universidade Federal da Paraíba sobre a importância da disciplina de Ensino de Matemática para sua formação como docente que ensinará Matemática e destacar os pontos positivos e negativos da disciplina Ensino de Matemática para a formação docente, a partir do que dizem os estudantes. Esse trabalho também provoca a reflexão sobre a formação inicial no curso de Licenciatura em Matemática da mesma instituição, visto que atuamos como discente desse último. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio de um questionário aplicado aos estudantes matriculados em duas dessa disciplina durante o período 2023.2 e através da participação nas aulas da disciplina. A revisão bibliográfica fundamentada em autores como Curi e Pires (2008), D’Ambrósio (1993) e Ponte (2002), evidenciou lacunas na formação nos cursos de licenciatura, tanto em Pedagogia quanto em Licenciatura em Matemática, destacando pouco ou nenhuma articulação entre teoria e prática. Os resultados demonstraram que, apesar da carga horária reduzida, os alunos reconhecem a relevância da disciplina para sua formação, destacando a eficácia do planejamento do professor e a presença da articulação entre conhecimentos pedagógicos e conteúdos matemáticos.
Abstract: The teaching of mathematics is fundamental for the logical development of students; However, many still face difficulties or resistance to the subject. For this reason, it is important to reflect on the initial training of teachers who teach mathematics to identify effective teaching practices and gaps that compromise basic training in mathematics across the country. This paper has general objective analyze the importance of the subject Mathematics Teaching in the Pedagogy Course at a federal University of Paraíba for the initial training of mathematics teachers and as specific objectives: to show what pedagogy students at a Federal University in Paraíba say about the importance of the subject of mathematics education for their training as teachers who will teach mathematics, and to highlight the positive and negative points of the subject of mathematics education for teacher training, based on what the students say, also provoking reflection on the initial training within Mathematics Degree Course at the same institution, since we act as students. The research adopted a qualitative approach, collecting data through a questionnaire applied to students enrolled in two of these subjects during the 2023.2 period and by attending classes. The literature review, based on authors such as Curi and Pires (2008), D'Ambrósio (1993) and Ponte (2002), highlighted gaps in the training of undergraduate courses in both Pedagogy and Mathematics, particularly the lack of articulation between theory and practice. The results indicated that despite the reduced workload, students recognized the relevance of the subject to their training, emphasizing the importance of effective teacher planning and the integration of pedagogical knowledge and mathematical content.
Palavras-chave: Formação inicial
Licenciatura em pedagogia
Licenciatura em matemática
Ensino de matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33451
Data do documento: 23-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GSB10022025 .pdf904,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.