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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33465
Tipo: Dissertação
Título: Validação de vídeo educativo sobre cuidados paliativos para cuidadores de idosos
Autor(es): Xavier, Ticianne Alves
Primeiro Orientador: Oliveira, Fabiana Maria Rodrigues Lopes de
Resumo: Introdução: O envelhecimento populacional vem sendo notado nos países em desenvolvimento há algumas décadas. Em consequência desse fenômeno, tudo o que está relacionado ao envelhecimento humano assume um papel de destaque. O relevante aumento de pessoas acima de 60 anos eleva de forma exponencial outra preocupação: quem cuidará desse idoso? Com o aumento da prevalência de doenças crônicas e incapacitantes, associadas à demanda crescente de pacientes idosos, que procuram as instituiçoes de saúde e são encaminhados para o ambiente hospitalar, observa-se maior necessidade de seviços que ofereçam assistência paliativa, havendo ainda uma necessidade por cuidadores de idosos. Objetivo: Validar material educativo sobre cuidados paliativos para cuidadores de idosos de um hospital escola. Método: Trata-se de um estudo metodológico, que teve por finalidade desenvolver vídeo educativo voltado para cuidadores de idosos em cuidados paliativos internos na Clínica Médica de um hospital universitário. O estudo foi desenvolvido em três etapas, a saber: revisão integrativa da literatura sobre a temática em estudo para subsidiar a elaboração do roteiro, narração e criação das ilustrações do vídeo proposto; desenvolvimento do vídeo e a validação de conteúdo por juízes especialistas. Resultados e discussão: O processo de validação do vídeo contou com a participação de 16 juízes de conteúdo, todos profissionais de saúde com experiência em cuidados paliativos e/ou idosos. O vídeo elaborado contou com 18 cenas que abordaram o conceito de cuidados paliativos, a importância do cuidador e os cuidados diante dos sintomas mais prevalentes enfrentados pelos pacientes. A avaliação dos juízes de conteúdo foi feita com base em um índice de validação de conteúdo, que permitiu quantificar a adequação do vídeo em relação a sete aspectos avaliados, tais como: objetivo, conteúdo, linguagem, relevância, ilustração, layout e motivação. De maneira geral, o vídeo obteve pontuações acima da média para a maioria dos itens avaliados, indicando uma boa qualidade no conteúdo abordado, com um índice de validação final de 0,96. Considerações finais: A utilização de vídeos educativos como forma de capacitação e orientação aos cuidadores de idosos pode ser uma alternativa eficaz e acessível. Através da validação do vídeo, buscou-se garantir que o conteúdo seja corretamente transmitido e compreendido, contribuindo para uma prestação de cuidados de qualidade aos pacientes idosos em cuidados paliativos.
Abstract: Introduction: Population aging has been noticed in developing countries for a few decades. As a result of this phenomenon, everything related to human aging assumes a prominent role. The significant increase in people over 60 years of age raises another concern exponentially: who will take care of this elderly person? With the increase in the prevalence of chronic and disabling diseases, associated with the growing demand from elderly patients, who seek health institutions and are referred to the hospital environment, there is a greater need for services that offer palliative care, with there still being a need for elderly caregivers. Objective: Validate educational material on palliative care for caregivers of elderly people at a teaching hospital. Method: This is a methodological study, which aimed to develop an educational video aimed at caregivers of elderly people undergoing internal palliative care in the Medical Clinic of a university hospital. The study was developed in three stages, namely: integrative review of the literature on the topic under study to support the preparation of the script, narration and creation of illustrations for the proposed video; video development and content validation by expert judges. Results and discussion: The video validation process involved the participation of 16 content judges, all health professionals with experience in palliative and/or elderly care. The video created included 18 scenes that addressed the concept of palliative care, the importance of the caregiver and care for the most prevalent symptoms faced by patients. The content judges' assessment was based on a content validation index, which allowed quantifying the suitability of the video in relation to seven aspects evaluated, such as: objective, content, language, relevance, illustration, layout and motivation. In general, the video obtained above average scores for most of the items evaluated, indicating good quality in the content covered, with a final validation index of 0.96. Final considerations: The use of educational videos as a form of training and guidance for caregivers of elderly people can be an effective and accessible alternative. By validating the video, we sought to ensure that the content was correctly transmitted and understood, contributing to the provision of quality care to elderly patients in palliative care.
RESUMEN Introducción: El envejecimiento de la población se viene observando en los países en desarrollo desde hace algunas décadas. A raíz de este fenómeno, todo lo relacionado con el envejecimiento humano asume un papel destacado. El importante aumento de personas mayores de 60 años plantea exponencialmente otra preocupación: ¿quién se hará cargo de este anciano? Con el aumento de la prevalencia de enfermedades crónicas e incapacitantes, asociado a la creciente demanda de pacientes adultos mayores, que buscan instituciones de salud y son remitidos al ambiente hospitalario, existe una mayor necesidad de servicios que ofrezcan cuidados paliativos, existiendo aún una Necesidad de cuidadores de personas mayores. Objetivo: Validar material educativo sobre cuidados paliativos para cuidadores de personas mayores en un hospital universitario. Método: Se trata de un estudio metodológico, que tuvo como objetivo desarrollar un video educativo dirigido a cuidadores de personas mayores en cuidados paliativos internos en la Clínica Médica de un hospital universitario. El estudio se desarrolló en tres etapas, a saber: revisión integradora de la literatura sobre el tema en estudio para apoyar la elaboración del guión, narración y creación de ilustraciones para el video propuesto; Desarrollo de videos y validación de contenidos por jueces expertos. Resultados y discusión: El proceso de validación del video contó con la participación de 16 jueces de contenido, todos profesionales de la salud con experiencia en cuidados paliativos y/o de ancianos. El vídeo creado incluyó 18 escenas que abordaban el concepto de cuidados paliativos, la importancia del cuidador y el cuidado de los síntomas más prevalentes que enfrentan los pacientes. La valoración de los jueces de contenido se basó en un índice de validación de contenido, que permitió cuantificar la idoneidad del video en relación a siete aspectos evaluados, tales como: objetivo, contenido, lenguaje, relevancia, ilustración, maquetación y motivación. En general, el vídeo obtuvo puntuaciones superiores a la media en la mayoría de los ítems evaluados, indicando buena calidad en el contenido tratado, con un índice de validación final de 0,96. Consideraciones finales: El uso de videos educativos como forma de capacitación y orientación para cuidadores de personas mayores puede ser una alternativa efectiva y accesible. Al validar el video, buscamos asegurar que el contenido fuera correctamente transmitido y comprendido, contribuyendo a la prestación de una atención de calidad a los pacientes ancianos en cuidados paliativos.
Palavras-chave: Cuidados paliativos
Cuidadores
Idosos
Aged
Palliative Care
Caregivers
Mayores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Medicina
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33465
Data do documento: 30-Ago-2023
Aparece nas coleções:Centro de Ciências da Saúde (CCS) - Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia

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